Santos lutou, mas não conseguiu bom resultado no Rio (Divulgação)

O Santos foi ao Rio de Janeiro encarar o Flamengo neste domingo (9) na esperança de conseguir ao menos um ponto e, assim, seguir vivo na luta contra o rebaixamento no Brasileirão. Não conseguiu, e após perder por 3 a 2, segue afundado no Z4.

O técnico Juan Pablo Vojvoda promoveu os retornos de Neymar e Luan Peres, que não jogaram o clássico contra o Palmeiras, além da entrada de Guilherme. O time ainda tentou dificultar a vida do Flamengo, especialmente no primeiro tempo, mas não adiantou.

Após 45 minutos de muita luta, o time voltou mal para o segundo tempo e só acordou depois que Vojvoda mandou os garotos Gabriel  Bontempo e Robinho Jr. para o jogo. O camisa 7 acertou uma bola na trave, que culminou no gol de Bontempo, e também participou do segundo tento santista, marcado por Lautaro Díaz.

O próximo compromisso será no dia 15 de novembro, sábado que vem, às 21 horas, novamente diante do Palmeiras, agora na Vila Belmiro, em jogo atrasado da 13ª rodada, e o rival terá diversos desfalques para o clássico por conta de convocações para seleções nacionais.

O jogo

O jogo começou da forma que todos esperavam: com o Flamengo sufocando o Santos e o time de Vojvoda tentando se defender de todas as formas possíveis, mas com bastante dificuldade para marcar o poderoso ataque dos cariocas.

A partir dos 10 minutos, depois do sufoco inicial, o Santos chegou a equilibrar um pouco as ações, principalmente quando Neymar conseguia dar sequência aos contra-ataques do time alvinegro.

A primeira chance efetiva de gol, aliás, foi do camisa 10. Ele iniciou a jogada, tocou na direita para Igor Vinícius, que mandou na área e encontrou Neymar, que raspou de peixinho, mas errou o alvo.

Aos 25 foi a vez do Flamengo. Após vacilo da zaga, Bruno Henrique deixou Zé Ivaldo sentado e serviu Bruno Henrique, que por pouco não fez valer a lei do ex. Pouco antes do intervalo, não teve tempo.

Após cobrança de escanteio vinda da esquerda, Brazão saiu mal do gol e Léo Pereira mandou para as redes, contando com leve desvio do meia Zé Rafael: 1 a 0. Neymar ainda teve a chance de empatar em cobrança de falta, mas parou no goleiro Rossi.

2º tempo

Os dois times voltaram iguais para o segundo tempo, mas, logo aos 5 minutos, qualquer chance do Santos foi enterrada depois que Arrascaeta lançou Carrascal. O colombiano avançou em velocidade, ganhou da zaga santista e fuzilou Brazão: 2 a 0.

O gol desmontou a organização e o ânimo do Santos, que passou a ser pressionado o tempo todo pelo time rubro-negro. O terceiro gol quase saiu logo na sequência, mas faltou capricho aos atacantes cariocas.

Aos 17 minutos, Vojvoda resolveu mexer no time após Luan Peres sofrer um choque de cabeça e ser obrigado a sair. Gabriel Bontempo entrou em seu lugar, com Arão sendo deslocado para a zaga.

Em seu primeiro lance na nova função, Arão dividiu com Bruno Henrique dentro da área e, após revisão do VAR, a arbitragem marcou pênalti. Na cobrança, aos 22 minutos, Arrascaeta teve a chance de fazer 3 a 0, mas acertou a trave. O Peixe seguiu pressionado atrás e, no finzinho, após bobeada de Igor Vinícius, sofreu a lei do ex com Bruno Henrique: 3 a 0.

Quando a goleada parecia certa, os meninos apareceram para lavar a honra do Peixe. Robinho Jr. acertou o travessão e, na sobra, Gabriel Bontempo diminuiu para 3 a 1. Pouco depois, novamente após chute de Robinho Jr., Rollheiser mandou na área e Lautaro Diaz deu números finais ao placar: 3 a 2.

Uma cena inusitada também marcou os minutos finais. Neymar, que saiu para a entrada de Rollheiser, questionou o técnico Vojvoda ao deixar o gramado e não viu os gols do Peixe, pois foi para os vestiários.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 3 X 2 SANTOS

Competição: Campeonato Brasileiro (33ª rodada)

Data e hora: 9 de novembro de 2025, às 18h30 (horário de Brasília)

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)

Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Thiaggo Americano Labes (SC)

Quarto árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)

VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)

Cartões amarelos: Samuel Lino, Arrascaeta (Flamengo), Neymar, Zé Ivaldo (Santos)

GOLS: Léo Pereira (1 x 0), aos 38 minutos do 1º tempo; Carrascal (2 x 0), aos 5, Bruno Henrique (3 x 0), aos 36, Gabriel Bontempo, aos 43 e Lautaro Diaz, aos 46 minutos do 2º tempo

FLAMENGO: Rossi; Varela, Danilo, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Viña), Erick (Evertton Araújo), De La Cruz (Saúl), De Arrascaeta (Michael) e Carrascal (Luiz Araújo), Samuel Lino (Everton Cebolinha) e Bruno Henrique. Técnico: Filipe Luís

SANTOS: Gabriel Brazão; Igor Vinícius, Zé Ivaldo, Luan Peres (Gabriel Bontempo) e Souza (Escobar); William Arão, João Shmidt, Zé Rafael (Thaciano) e Barreal (Lautaro Diaz), Neymar (Rollheiser) e Guilherme (Robinho Jr.). Técnico: Juan Pablo Vojvoda