Felipe Laurindo foi decisivo ao converter pênalti pelo Sub-20 (Crédito: Reinaldo Campos/Santos FC)

O atacante Felipe Laurindo deu a volta por cima na base do Santos. Depois de três lesões de LCA, o camisa 20 entrou na decisão na decisão da grande final do Paulista Sub-20 e foi crucial ao converter o pênalti que deu o título a categoria. Diante do São Paulo, os Meninos da Vila já haviam empatado em 1 a 1, na Vila Belmiro.

Neste domingo (16), no confronto de volta, o Peixe estava perdendo por 3 a 0 e conseguiu empatar em 3 a 3, com gols de Ananias (2) e Bernardo. Nas penalidades, Falcão defendeu o primeiro pênalti são paulino, mas Bernardo desperdiçou o santista. Depois, o rival converteu os três próximos pênaltis assim como o Alvinegro com Gabriel Simples, JP Chermont e Pedro Assis.

Até que no quinto pênalti, o São Paulo acerta o travessão e foi responsabilidade de Laurindo converter o último, que deu o título ao Santos. Felipe ‘reestreou’ pelo Sub-20 nesta temporada entrando aos 30 minutos do segundo tempo na vitória sobre o EC São Bernardo por 2 a 1, no Estádio Espanha, pela quarta rodada do Paulista, no dia 17 de maio.

Desde então, somou dois jogos pelo Brasileiro Sub-20 e dois gols em treze partidas pelo Paulista Sub-20. Ele tem contrato até novembro de 2026.

Leia também: Carlo Ancelotti dá prazo para Neymar conseguir vaga para Copa do Mundo

RELEMBRE AS LESÕES DE LCA 

Ele sofreu a terceira lesão de ligamento cruzado anterior no joelho direito quando levou uma entrada na goleada do Peixe sobre o Mauá por 4 a 0, no Pedro Benedetti, pela sétima rodada da primeira fase do Paulista da categoria, no dia 26 de maio do ano passado. Laurindo inclusive marcou um dos gols do Peixe no jogo, mas em seguida teve uma entorse no joelho e os exames confirmaram a lesão.

Antes, as duas no joelho esquerdo e a última no direito. A primeira foi em maio de 2021, ele estava se destacando no Sub-17 e sofreu a ruptura na preparação para a disputa para o Brasileiro da categoria. Inclusive semanas depois que havia assinado o primeiro contrato profissional com o clube.

Na época, recebeu apoio de Ângelo, Sandry e Carlos Sánchez, jogadores no time principal. Já a segunda em abril de 2022, a mesma LCA. Após se recuperar da primeira lesão e retomar os treinos em dezembro, iniciou a temporada em processo de recuperação, gradualmente participando da FAM Cup.

Contudo, sofreu uma nova entorse curiosamente em outra goleada sobre o Mauá, mas por 10 a 0, no CT Rei Pelé, na primeira rodada da primeira fase do Paulista Sub-17. Depois confirmado, o novo rompimento do LCA e reparada uma lesão no menisco.

Desde então, retornou no ano passado com calma e a família pediu para não ser inscrito na Copinha para preparar o garoto ao calendário da base no restante na temporada.

Em dezembro, renovou com o Santos e uma multa rescisória de 100 milhões de euros. Na última temporada, finalmente atuou pela primeira Copinha da carreira e vinha se destacando com gols na titularidade do time do ex-técnico Orlando Ribeiro.

HISTÓRICO

Felipe Laurindo é nascido em janeiro de 2005. O Menino da Vila defende o Santos desde o Sub-11 e já teve convocação para Seleção de base.  Pelo Paulista Sub-11 foram quatro partidas em 2015 e quatro gols em 17 confrontos em 2016. No Campeonato Paulista Sub-13, dois jogos em 2017 e 14 duelos em 2018. No ano seguinte, foram 5 gols em 18 partidas no Paulista Sub-15.

Em 2020, oito jogos pelo Brasileiro Sub-17. Em 2021, não teve jogo já que se recuperava de LCA. Já em 2022, apenas um jogo pelo Paulista Sub-17 (em que se lesionou). No ano retrasado pelo Sub-20, 4 gols em 15 confrontos pelo Paulista, seis duelos pelo Brasileiro e dois pela Copa do Brasil. Ano passado pela categoria, seis jogos pela Copa São Paulo, um gol em quatro duelos pelo Paulista e dois gols em sete partidas pelo Brasileiro.