
O primeiro título de Luxa com o Santos foi o Torneio Rio-SP, em 1997 (Foto: Cesar Greco)
Multicampeão e um dos nomes mais influentes da história recente do futebol brasileiro, Vanderlei Luxemburgo confirmou que não trabalhará mais como treinador. O anúncio foi feito na noite dessa quarta-feira (26) durante o programa Galvão e Amigos, da Band, em declaração espontânea do profissional ao apresentador Galvão Bueno.
Aos 73 anos, Luxemburgo está sem clube desde 2023, quando deixou o Corinthians, e afirmou que não pretende retornar à função diante do modelo atual de gestão dos clubes. Segundo ele, o espaço e a autonomia dos treinadores diminuíram drasticamente, algo que pesa em sua decisão.
“Não quero mais ser técnico. Nunca falei isso para ninguém. Para eu voltar ao futebol, só teria uma condição: trabalhar como sempre trabalhei como Telê Santana, como Zagallo, no Real Madrid e nos clubes por onde passei. Não quero mais ser técnico do jeito que está. Não vou ser subordinado a diretor executivo que manda em mim”, disse Luxemburgo no programa.
A fala repercutiu imediatamente no meio esportivo, incluindo entre ex-jogadores. Marcelinho Carioca, apesar das antigas rusgas com o treinador, afirmou que Luxemburgo foi o melhor técnico que teve na carreira.
Nascido em Nova Iguaçu, Luxemburgo deixa para trás uma carreira marcada por títulos e grandes trabalhos. Passou por clubes como Palmeiras, Santos, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Vasco, Cruzeiro e Atlético-MG, além de ter comandado a seleção brasileira e o Real Madrid. Entre suas conquistas mais importantes estão cinco Campeonatos Brasileiros, além de títulos estaduais, Copa do Brasil e competições internacionais.
No Peixe, o treinador ganhou em 1997 o Torneio Rio-São Paulo em cima do Flamengo. Na época, a competição tinha grande relevância e o Peixe vinha com anos de fila de uma grande conquista. Depois ele venceu em 2004 o Campeonato Brasileiro de pontos corridos comandando Robinho, Elano, Ricardinho e companhia. Na sequência, nos anos de 2006 e 2007, foi bicampeão do Paulistão com o Alvinegro.
O Santos, com quatro conquistas, é o segundo clube que o treinador mais triunfou. O primeiro é o Palmeiras, onde ele venceu 9 competições como treinador.
TALVEZ SE O LUXA ESTIVESSE NO LUGAR DESSA ENGANAÇÃO DO VODAINSTEN A GENTE ESTARIA MELHOR ESSA QUE É A VERDADE.
PARABENS LUXEMBURGO CAMPEÃO ONDE PASSOU.
Sim, ele teria peito para barrar medalhões e ele gosta de usar a base, Bontempo seria titular com ele fácil, fácil, melhor treinador que eu acompanhei, e nas substituições era fera demais, mudava o jogo totalmente.
Bando de velho com memória curta, o tipo de vocês foi o que colocou o Marcelo Teixeira de volta ao poder. A culpa da desgraça do clube é de vocês.
Tem um boca aberta aqui do grupo que até gozou na cueca quando o Íbis da baixada contratou o Voyvoda, fala mal de todo mundo, agora engola segundona seu imbecil