
Volante de 33 anos conquista acesso com clube japonês (Foto: Divulgação / V-Varen Nagasaki)
Capitão da campanha vitoriosa do Santos na Série B em 2024, o volante Diego Pituca garantiu, no último sábado (29), a promoção de outro clube: o V-Varen Nagasaki à elite do futebol japonês, a J1 League. Com a 2ª posição final na J2 League, o acesso é uma marca histórica para o V-Varen, que retorna à primeira divisão após sete anos, sua última e única participação havia sido em 2018.
Titular desde que chegou ao Japão em agosto deste ano, Pituca foi um dos pilares da arrancada do clube no returno do campeonato. O experiente meio-campista chegou ao V-Varen Nagasaki quando a equipe estava na 6ª posição e foi o responsável por dar consistência ao meio-campo da equipe.Diego foi titular em todas 13 partidas disputadas, com um aproveitamento de 71% dos pontos conquistados: oito vitórias, quatro empates e apenas uma derrota.
Atuando como maestro e regista do meio-campo, Pituca rapidamente se tornou referência: o brasileiro lidera rankings de passes e bolas longas da equipe, fechando a campanha com 87% de precisão nos passes – sendo o segundo melhor jogador da equipe no quesito, com cerca de 50 passes certos por jogo, segundo levantamento do Sofascore.
“Nós conseguimos, Família Nagasaki! Desde o primeiro dia em que cheguei, senti que aqui era diferente. A forma como fui recebido, o carinho e o apoio do nosso torcedor, a estrutura e a seriedade do projeto. Sempre tive certeza de que alcançaríamos nosso objetivo. Com a força da nossa cidade, todos juntos, nós conseguimos. De verdade, hoje eu me sinto parte e realizado por vestir essa camisa. É só o começo de muito que ainda está por vir na J1”, declarou o jogador via Instagram.
Com histórico recente de sucesso com acessos, Pituca aceitou a política de redução salarial para ajudar o Santos na Série B em 2024, onde permaneceu até ser transferido para o Japão em agosto deste ano. O país asiático, por outro lado, já era familiar ao atleta, que defendeu o Kashima Antlers entre 2021 e 2023.
Com o fim da J2 League, o V-Varen aguarda agora o fim da primeira divisão nacional, que tem sua última rodada no próximo domingo (7). A temporada de 2026 da J1 League começa em fevereiro.
E a torcida queimou o Pituca. Fiquem com William cansado Arão, Zanocelo… Vocês merecem.
Cuidado com seus comentarios
Pituca esta’ na serie B do Japao !!!
Zanocelo foi titular pelo Fortaleza contra o Cruzeiro, marcou o gol do Leao e foi considerado o melhor jogador em campo
Acho que sim a torcida do Santos queimou o na epoca porque queriam o Sandry ao inves dele…
Respeito, mas eu discordo.
Zanocelo não teve nenhuma grande exibição pelo Santos e não ficou nem naqueles times de Portugal e nem no Fortaleza. Ele está no Ceará, não?
E Pituca foi titular absoluto no Japão ajudando o time dele a subir para a Série A, fora que pelo próprio Santos já fez muitos bons jogos.
Pituca sempre foi um jogador limitado, tipo shimidt passes pro lado e para traz. Que continue tendo sucesso no seu clube e só volte ao Santos para torcer.
PITUCA É MUITO FRACO,NA SEGUNDA DIVISÃO DO FUTEBOL JAPONÊS ATÉ EU JOGO FÁCIL…
Pintura não é craque, mas eu gostava do seu futebol porque marcava alguns gols de fora da área, característica que nenhum jogador do meio de campo atual do Santos tem.
Você tem razão, a torcida do Santos é foda, pega no pé de qualquer um que não jogue bem e queima logo o jogador
Eu já acho que é o Santos que é zicado…
Se o pituca é o maestro do time como disse o “jornalista”, imagina o resto do time.