Volante de 33 anos conquista acesso com clube japonês (Foto: Divulgação / V-Varen Nagasaki)

Capitão da campanha vitoriosa do Santos na Série B em 2024, o volante Diego Pituca garantiu, no último sábado (29), a promoção de outro clube: o V-Varen Nagasaki à elite do futebol japonês, a J1 League. Com a 2ª posição final na J2 League, o acesso é uma marca histórica para o V-Varen, que retorna à primeira divisão após sete anos, sua última e única participação havia sido em 2018.

Titular desde que chegou ao Japão em agosto deste ano, Pituca foi um dos pilares da arrancada do clube no returno do campeonato. O experiente meio-campista chegou ao V-Varen Nagasaki quando a equipe estava na 6ª posição e foi o responsável por dar consistência ao meio-campo da equipe.Diego foi titular em todas 13 partidas disputadas, com um aproveitamento de 71% dos pontos conquistados: oito vitórias, quatro empates e apenas uma derrota.

Atuando como maestro e regista do meio-campo, Pituca rapidamente se tornou referência: o brasileiro lidera rankings de passes e bolas longas da equipe, fechando a campanha com 87% de precisão nos passes – sendo o segundo melhor jogador da equipe no quesito, com cerca de 50 passes certos por jogo, segundo levantamento do Sofascore.

“Nós conseguimos, Família Nagasaki! Desde o primeiro dia em que cheguei, senti que aqui era diferente. A forma como fui recebido, o carinho e o apoio do nosso torcedor, a estrutura e a seriedade do projeto. Sempre tive certeza de que alcançaríamos nosso objetivo. Com a força da nossa cidade, todos juntos, nós conseguimos. De verdade, hoje eu me sinto parte e realizado por vestir essa camisa. É só o começo de muito que ainda está por vir na J1”, declarou o jogador via Instagram.

Com histórico recente de sucesso com acessos, Pituca aceitou a política de redução salarial para ajudar o Santos na Série B em 2024, onde permaneceu até ser transferido para o Japão em agosto deste ano. O país asiático, por outro lado, já era familiar ao atleta, que defendeu o Kashima Antlers entre 2021 e 2023.

Com o fim da J2 League,  o V-Varen aguarda agora o fim da primeira divisão nacional, que tem sua última rodada no próximo domingo (7). A temporada de 2026 da J1 League começa em fevereiro.