
Neymar finalizou 2025 com sequência de jogos (Foto: Raul Baretta / Santos FC)
O Santos trabalha com a expectativa de manter Neymar no elenco ao menos até a Copa do Mundo de 2026. A projeção foi manifestada pelo presidente Marcelo Teixeira, que comentou o futuro do camisa 10 em meio às incertezas sobre a renovação contratual. O vínculo atual do atacante com o clube vai até o fim de dezembro.
Segundo o dirigente, o retorno de Neymar ao Santos sempre esteve atrelado a um projeto esportivo pensando no Mundial do próximo ano. Marcelo destacou que, apesar das dificuldades enfrentadas ao longo da temporada, o jogador encerrou o ano em bom nível e com participação decisiva dentro de campo.
“O projeto do Neymar é um projeto para a Copa do Mundo do ano que vem. A conversa sempre foi essa. Ele poderia ir para qualquer lugar e escolheu vir para o Santos, a casa dele. Talvez imaginássemos aproveitar mais o Neymar no primeiro semestre e não conseguimos, mas não é culpa de ninguém. Ele termina a temporada de uma forma melhor, foi decisivo. A participação do Neymar continua sendo importante, dentro e fora de campo. O diálogo permanece. Estamos avaliando os números e ajustando esses valores. Tenho uma expectativa positiva de que vamos chegar a um denominador comum para a permanência dele”, afirmou Marcelo Teixeira.
O presidente também deixou claro que a decisão final passa, principalmente, pelo próprio jogador. Segundo ele, o Santos respeita o momento pessoal de Neymar, que viajou com a família após o encerramento da temporada, mas mantém conversas constantes com o estafe do atleta.
“Essa é uma decisão muito mais do Neymar do que do Santos. O que temos hoje é a vontade dele de permanecer, de ficar. Demos esse tempo para que ele pudesse viajar com a família. Ele está conversando com o pai, com a família. Não existe um prazo definido, mas estamos em um diálogo forte, aberto e positivo. Eu acredito que ele fica”, completou.
O Santos retorna às atividades remotamente no próximo dia 26, e a reapresentação presencial será no dia 2 de janeiro.
O primeiro adversário do Peixe será o Novorizontino, na Vila Belmiro, no dia 11 de janeiro, pelo Campeonato Paulista. Já pelo Campeonato Brasileiro, o Alvinegro enfrenta a Chapecoense na Arena Condá, no dia 28 de janeiro.
O ideal é ele permanecer até o fim da temporada, assim nos livramos de dois problemas com chave de ouro, a possibilidade de rebaixamento e o filho do Gepetto.