Neymar faz transição física no gramado (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

Após a estreia do Santos com derrota no Campeonato Brasileiro e o time chegar a cinco jogos sem vitória na temporada, o técnico Juan Pablo Vojvoda foi questionado sobre a possibilidade de Neymar ser relacionado para o clássico contra o São Paulo, no sábado, no Morumbis, pela sequência do Campeonato Paulista.

A pergunta foi feita pelo De Olho No Peixe após o fim da coletiva, e o treinador argentino adotou cautela ao tratar do tema. Questionado diretamente sobre a presença do camisa 10 no duelo, Vojvoda foi direto e evitou cravar qualquer cenário.

“Vamos esperar mais”, respondeu.

Internamente, a expectativa do Santos segue sendo o retorno de Neymar no dia 4 de fevereiro, justamente contra o São Paulo, mas pelo Campeonato Brasileiro. No entanto, o fato de o atacante ter voltado a treinar com bola no gramado do CT Rei Pelé nesta semana aumentou a expectativa de um possível retorno antecipado, ainda que sem qualquer confirmação oficial.

Neymar se recupera de uma artroscopia no joelho esquerdo, procedimento realizado no dia 22 de dezembro. A comissão técnica e o departamento médico adotam cautela no processo de recuperação, com a ideia de que o jogador volte em plenas condições físicas, sem riscos de recaída.

O planejamento do clube envolve também o cenário internacional. A expectativa no Alvinegro é que Neymar esteja “voando” fisicamente visando a última convocação da Data Fifa antes da Copa do Mundo, prevista para março, quando o técnico Carlo Ancelotti deve definir sua lista.

Neste ano, Neymar renovou contrato com o Santos até o fim de dezembro. O retorno ao clube, em 2025, foi marcado por altos e baixos. Apesar de momentos de protagonismo, o atacante sofreu com três lesões musculares ao longo da temporada, o que o afastou dos gramados por alguns meses. Ao todo, disputou 30 partidas, com 12 gols marcados e seis assistências.