
Bernardo Paias ‘estoura’ idade para a base (Crédito: Reinaldo Campos/Santos FC)S
O Santos renovou com o meia-atacante Bernardo Paias até o dezembro de 2027. O contrato do atleta terminaria em 30 de novembro deste ano. O jogador atuou pela última Copa São Paulo da carreira e ‘estourou’ idade para a base, sendo agora ‘demanda’ do Departamento de Futebol profissional. O Peixe, com medo de perder o atleta de graça, optou pela prorrogação, mas ele não deve ser utilizado pelo técnico Vojvoda.
A ideia é que Bernardo seja emprestado e o Peixe, junto aos representantes, procuram um clube no mercado. O Menino da Vila passou por sequência de lesões na última temporada, que o tirou minutagem. Recentemente, em coletiva, Vojvoda falou sobre o garoto.
“A base está sendo muito monitorada. Cada decisão eu falo muito com César Sampaio, técnico do Sub-20. Quanto a situação específica de Bernardo e outros…temos que ser prudentes e analisar bem. Que jogadores temos na posição de Bernardo? Miguel, é da base também e está fazendo boas apresentações. Ele é uma meia ofensivo, temos Rollheiser, Neymar pode jogar nessa posição. Vai ter oportunidade aqui ou é preferível para o bem do Santos procurar outras opções. Eu erro, preciso de compreensão as vezes e sei que estou em um clube grande, que A compreensão vai ser pequena. Estamos monitorando todos, mas meu foco tem que estar no time principal e tenho que conseguir resultado. Temos que conseguir resultados e evoluir em tudo. Pequenas coisas no dia a dia, como o gramado do CT que tem melhorado. Eu luto por isso, chegam o planejamento e a base estou também com Alexandre porque Marcelo Teixeira já conhece muito aqui. Eu estou há três ou cinco meses aqui. Mas falam que tem que conhecer cultura, conhecer todos, mas estou conhecendo a pouco com passos acelerados. Sou humano também e posso errar. Mas tudo que estou fazendo com a comissão técnica é procurar o melhor. Mas sei que o principal é o resultado”, completou.
RELEMBRE A SEQUÊNCIA DE BERNARDO NOS ÚLTIMOS ANOS
Bernardo teve uma temporada de destaque com o Sub-17 em 2022 e vinha surgindo com expectativa no Peixe. Mas, no fim do ano de 2023, o cenário mudou quando ele teve uma lesão muscular de grau 2 na coxa. O garoto estava se recuperando para atuar na Copinha em janeiro de 2024 e já estava inscrito. No entanto, a situação se agravou dias antes da estreia e ele ficou de fora do torneio.
Em fevereiro, estava recuperado e atuou na Equality Cup, no Catar. Entrou em dois jogos, contra Shanghai Shenhua (China) e Zenit (Rússia). Depois, a temporada do Sub-20 começou pelo Paulista e Brasileiro. Pelo estadual atuou contra: Mauaense, Santo André, Jabaquara, Mauá e Santo André. Já pelo Brasileiro diante de: Fortaleza, América-MG, Atlético-MG e Grêmio. Inclusive balançando as redes e dando assistência.
Nesse período, chamou atenção do técnico Fábio Carille na época e estava treinando com o profissional. Foi inscrito na Série B e vivia expectativa de estreia, mas voltou novamente a sentir a lesão e buscou a reabilitação. Ele se recuperou em agosto, mas precisava de minutagem e entrou no Sub-20: contra o Goiás pelo Brasileiro e diante do Red Bull Bragantino no Paulista, mas voltou a sentir nesse jogo contra o time de Bragança Paulista.
Ele teve setembro, outubro e novembro para a recuperação e quando estava no estágio final, chegou a ser inscrito para a Copinha de janeiro deste ano. No entanto, em dezembro, dias antes da estreia, teve outra lesão muscular, dessa vez mais leve. A comissão técnica da categoria decidiu levar ele para a Copa São Paulo e ele ficou no banco. Porém, precisou entrar diante da Ferroviária, em fase decisiva, mas o time acabou sendo eliminado.
Após a Copinha de 2025, ele voltou a fazer atividades com a fisioterapia buscando a melhor condição física. Em março, atuou em dois jogos pelo Brasileiro Sub-20 buscando ritmo de jogo contra o Botafogo e Atlético-MG. Como ele vinha bem, foi chamado para treinar com o principal e obteve uma carga maior no treino, em que novamente voltou a sentir e estava em transição física.
Ou seja, foi praticamente um ano e seis meses que Bernardo viveu superando lesões. Em junho, ele retomou a participar das competições. O Diário do Peixe ouviu de pessoas próximas que o problema não está na recuperação, mas sim na ‘parte final’, em que o clube estaria colocando mais carga do que o necessário e por isso os processos estariam sendo atropelados.
HISTÓRICO
Bernardo é natural de Ribeirão Preto (SP) e nascido em 2005. Ele realizou testes no Santos aos 9 anos e ficou no clube até os 14 anos, depois teve uma curta passagem pelo São Paulo. O Menino da Vila retornou para a base do Peixe e começou a se destacar desde então. No ano retrasado, o garoto tirou passaporte europeu e teve uma sondagem do Ajax (Holanda).
Veja os números de Bernardo na base do Santos:
- 2015: 7 jogos pelo Paulista Sub-11
- 2016: 1 gol em 7 jogos pelo Paulista Sub-11
- 2017: 1 jogo pelo Paulista Sub-13
- 2018: 15 jogos pelo Paulista Sub-13
- 2019: 1 gol em 6 jogos pelo Paulista Sub-15
- 2020: passagem pelo São Paulo com pandemia
- 2021: 11 jogos pelo Paulista Sub-17
- 2022: 6 gols em 19 jogos pelo Paulista Sub-17 | 5 gols em 12 jogos pelo Brasileiro Sub-17
- 2023: 7 gols em 11 jogos pelo Paulista Sub-20 | 3 gols em 12 jogos pelo Brasileiro Sub-20 | 3 jogos pela Copa do Brasil Sub-20
- 2024: 6 jogos pelo Paulista Sub-20 | 2 gols em 5 jogos pelo Brasileiro Sub-20
- 2025: 1 jogo pela Copinha | 8 gols em 13 jogos pelo Paulista Sub-20 | 7 jogos pelo Brasileiro Sub-20
- 2026: 4 assistências em 5 jogos pela Copinha
Seria um bom jogador se não fosse,lento,sonolento,preguiçoso,desligado,sem interece etc.
Sempre ouvi falar dele mas so ver jogar… ele dá uns bons passes, tem visão de jogo e tals, mas mto fraco, lento, previsível, não parece profissional… não sei se estaria entr os melhores do clube de campo da minha cidade…
Ao ver jogar*
Kkkkkk
Esse com 20 anos já é um boi cansado.
Bernardo é sem sombra de dúvidas, o espelho do que se tornou a base do Santos, uma lástima.
Na copinha era nitido a falta de ritmo depois de um ano de contusões. Para tentar aparecer abusou das jogadas de efeito, que não cabem mais no futebol de hoje.
Para quem jogou milhões fora com tantos jogadores ruins. acho que vale a tentativa. Mas alguem precisa ficar no pé e dizer que tem que comer grama e correr e participar mais
Boa sorte!!!
Na Copinha 2.026 Não Me Convenceu Nada.
O Ex Jogador Renato Augusto… Sempre Se Lesionava; Mas Também; Sempre Jogava Muito Bem; Tanto Antes Quanto Depois Das Lesões.
O Jovem Garoto Bernardo É Lento; Só Andou Em Campo Na Copinha 2.026.