Vojvoda evita pressa e prega cautela em retorno de Neymar no Santos

Neymar acompanhou o clássico direto da Vila Belmiro (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

Após o empate do Santos em 1 a 1 com o São Paulo, na noite desta quarta-feira, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Juan Pablo Vojvoda comentou a situação de Neymar, que mais uma vez ficou fora da lista de relacionados. Apesar de o camisa 10 já participar normalmente das atividades com bola junto ao elenco, a comissão técnica optou por não acelerar o retorno do jogador aos gramados.

O treinador explicou que o meia-atacante ainda passa por um processo de adaptação física e destacou a importância de respeitar o momento do atleta, principalmente levando em conta os objetivos individuais e coletivos da temporada.

“Ele está fazendo um período de adaptação agora no campo de jogo. Ele já está treinando com o grupo, isso é algo que pretendemos, mas um jogador como ele, que se prepara para objetivos importantes, tem que estar bem para voltar. O estafe dele conhece bem ele. Ele está com uma dedicação plena para, quando pisar no gramado de novo, responder como todos esperam que ele responda. Ele quer a Copa do Mundo. Ele precisa treinar, lutar no um contra um no treino… É um ser humano. Não vamos apressar. Eu sou o primeiro que preciso dele, os companheiros também, mas queremos ele bem. Ele bem faz uma diferença importante como nenhum outro pode fazer”, afirmou Vojvoda.

Neymar, de 33 anos, se recupera de uma artroscopia no joelho esquerdo, realizada em dezembro de 2025. Desde a reapresentação do elenco, em janeiro, o jogador vem avançando gradualmente no processo de transição física até voltar a integrar os treinos de forma integral.

O Santos volta a campo no domingo, quando enfrenta o Noroeste, em Bauru, pela sétima rodada do Campeonato Paulista. Até lá, Neymar seguirá sendo avaliado diariamente pela comissão técnica para saber se terá condições de ser relacionado.