Jogadores do Santos comemoram o gol marcado por Eduardo Sasha (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

Com um gol de cada integrante do trio SMS e outro de Diego Pituca, o Santos goleou o Cruzeiro por 4 a 1, de virada, na noite deste sábado, na Vila Belmiro, e assumiu a vice-liderança do Campeonato Brasileiro. O Peixe tem os mesmos 68 pontos do Palmeiras, mas leva vantagem nos critérios de desempate (20 vitórias a 19).

O time comandado pelo técnico Jorge Sampaoli está garantido na fase de grupos da Copa Libertadores de 2020. Na próxima rodada, quinta-feira, o Peixe enfrenta o Fortaleza, no Ceará.

O jogo

O Santos começou o jogo no ataque apostando no trio SMS. Aos três minutos, Soteldo fez boa jogada pela esquerda, cortou para o meio e chutou, mas o goleiro Fábio mandou para escanteio. Aos sete, Marinho invadiu a área pela direita e chutou por cima do gol. Aos oito, Carlos Sánchez cruzou, Eduardo Sasha desviou no segundo pau e o goleiro Fábio defendeu.

Na sua primeira jogada, o Cruzeiro abriu o placar. Aos 13 minutos, o lateral Orejuela recebeu na área, foi limpando os defensores do Peixe e chutou no canto direito de Everson.

O Peixe não demorou para empatar. Aos 22 minutos, Carlos Sánchez recebeu na direita e cruzou pelo chão, Evandro dominou no meio da área e rolou para Eduardo Sasha bater de primeira e marcar o seu 13º gol no Campeonato Brasileiro.

A virada quase saiu aos 25 minutos. Gustavo Henrique deu lindo lançamento e deixou Carlos Sánchez na cara do gol, mas o uruguaio chutou à direita do gol de Fábio. Aos 27, Soteldo chutou cruzado e a bola passou na frente do gol. Aos 29, Marinho invadiu a área e soltou a bomba, mas a bola acertou na trave.

Nos acréscimos do primeiro tempo, Carlos Sánchez cobrou falta da direita, Gustavo Henrique subiu mais que toda a defesa e cabeceou para o gol, mas o bandeira marcou impedimento, confirmado pelo VAR.

A primeira chance do Santos no segundo tempo saiu aos nove minutos. Após cobrança de escanteio da direita, o goleiro Fábio se atrapalhou e a bola sobrou para Soteldo, que chutou por cima do gol.

O gol da virada saiu aos 14 minutos do segundo tempo. Marinho recebeu lindo passe de Carlos Sánchez, invadiu a área e chutou forte para fazer o seu sétimo gol no Campeonato Brasileiro. O terceiro gol saiu aos 19 minutos. Evandro cobrou falta rápido, Marinho recebeu e tocou para Carlos Sánchez, que cruzou rasteiro, Sasha fez o corta-luz e Soteldo tocou para o gol. Foi o 9º gol dele e gol 1.000 do Santos no Brasileiro por pontos corridos. O Peixe é o primeiro time a atingir a marca.

O Santos ainda teve várias chances de mapliar, mas o quarto gol só saiu aos 44 minutos com Diego Pituca, aproveitando bom passe do meia Evandro.

SANTOS 4 X 1 CRUZEIRO

Estádio: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Leandro Vuaden (RS)

Gols: Orejuela, aos 13, Eduardo Sasha, aos 22 minutos do primeiro tempo. Marinho, aos 14, Soteldo, aos 19, Diego Pituca, aos 44 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Gustavo Henrique, Egídio, Marinho

Público: 7905
Renda: R$ 266.944, 00

SANTOS
Everson, Pará, Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Felipe Jonatan (Luan Peres, aos 43 minutos do segundo tempo); Alison, Carlos Sánchez e Evandro; Marinho, Eduardo Sasha (Diego Pituca, aos 30 minutos do segundo tempo) e Soteldo (Kaio Jorge, aos 41 minutos do segundo tempo). Técnico: Jorge Sampaoli

CRUZEIRO
Fábio, Orejuela, Cacá, Fabrício Bruno e Egídio; Henrique, Éderson, Robinho (Ezequiel, aos 27 minutos do segundo tempo) e Thiago Neves (Marquinhos Gabriel, aos 39 minutos do segundo tempo); Sassá (Joel, aos 16 minutos do segundo tempo) e David. Técnico: Abel Braga