
Cueva jogou somente um jogo pelo Peixe depois da Copa América (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)
Depois de um ano conturbado, Christian Cueva não sabe qual será o seu futuro em 2020. Afastado do elenco santista no últimos meses, o meia já está no Peru há algumas semanas e falou com a Rádio Ovación nesta sexta-feira. O assunto principal foi o mau relacionamento com o treinador Jorge Sampaoli.
“A imagem do Cueva no Santos não é a minha imagem. Eu não joguei, foi tema pessoal com o treinador e agora posso dizer. Tive que suportar coisas pois não quero cometer mesmos erros anteriores na carreira. O treinador fez a torcida ver assim. Cada resposta do presidente falava sobre estar à disposição do grupo, sempre fui respeitoso, não faltei com respeito. Me mandaram treinar separado e tive que aguentar. Trabalhei calado. Se as pessoas do Peru querem saber o tema é só ir ao clube e averiguar. Por que ele não sai bem do clube? Não é um tema que não me ponha a jogar ou não, é de ser uma pessoa que respeite a todos. Amor não, mas respeito todos merecem. Eu tive respeito até o último dia. Podem perguntar aos roupeiros, seguranças e presidente, passando pelos meus companheiros. Normal treinadores não escalarem alguém, é o futebol, mas o respeito tem que ser igual a todos”, destacou Cueva, que também falou sobre o interesse do Rosário Central.
“No Santos ou não, quero ser feliz. Tenho vontade de jogar o futebol e cumprirei o contrato se o Santos quiser. Eu tive vontade de jogar, mas esse tema pessoal impediu muitas coisas. Conversei com as pessoas do Rosario, escutei e vamos ver o que acontece. Tenho contrato com o Santos e sentarei com presidente e dirigentes para ver o que pensam”.
Christian Cueva chegou ao Santos no início do ano e fez apenas 17 jogos com a camisa alvinegra. Desde a Copa América ele participou somente do segundo tempo da partida contra o Flamengo.
O Peixe contratou Cueva por US$ 7 milhões (cerca de R$ 26 milhões), valor que o clube só começará a pagar ao Krasnodar, da Rússia, em 2020. O atleta foi maior investimento do Santos para a temporada.
Depois do mico do bonde Damião, conseguiram trazer o mico peruano. Pior, pagam muito caro por jogadores de idade avançada (para permitir negociação futura) e que estão em franca decadência. Os presidentes do Santos se superam na falta de conhecimento sobre o futebol. Os caras chegam à presidência do clube, que praticamente só respira futebol, sem acompanhar jogos/jogadores, totalmente alienados acerca do que ocorre no mundo da bola. Primeiro o Cueva não conseguia jogar por causa do problema pessoal (nascimento precoce da filha), depois não conseguiu jogar por causa da falta de respeito do Sampaoli. Antes não conseguiu jogar por que mesmo? Vamos aguardar para ver o que vai impedir o Cueva de jogar em 2020. Sempre acontece alguma coisa que faz com que ele não jogue nada, apesar de ganhar muito. Poderia fazer uma simpatia: reduzir o salário, com ganhos por produtividade, para ver se essa má fase passa.
Nossa! Que injustiçado! Futebol se joga no campo, não existe futebol de bocs.