Oito jovens sírios e congoleses foram matriculados na Unidade de Vila Talarico (Crédito: Divulgação/SantosFC)

A Rede de Escolas ‘Meninos da Vila’ abriu suas portas nesta quinta-feira para crianças refugiadas atendidas pela ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados. Oito jovens sírios e congoleses foram matriculados na Unidade de Vila Talarico, localizada na cidade de São Paulo (SP).

“A inclusão das crianças é muito importante. Esta parceria é fruto de vínculo firmado entre o Santos FC e a ONU. Todas as unidades ‘Meninos da Vila’ do Brasil terão vagas disponíveis para atender crianças refugiadas, com uma média de cinco vagas para cada unidade”, declarou o Presidente José Carlos Peres.

“Quando meus filhos entraram em campo com o Santos FC, meu pai me ligou lá do Congo e falou: não acredito que os meus netos entraram em campo com o time do Rei Pelé. E hoje temos a oportunidade de estarmos juntos novamente neste dia que, sem dúvidas, foi inesquecível para as crianças”, declarou Prudence Kalambay, mãe de uma garotinha refugiada da República Democrática do Congo.

A iniciativa faz parte do termo de cooperação firmado entre o Peixe e a entidade, que prevê apoio da ACNUR para a capacitação dos profissionais do Clube e a indicação de pessoas refugiadas para atividades de inclusão social, como o acesso de crianças refugiadas às escolas de futebol oficial do Santos FC em todo o Brasil, assim como a promoção do tema do refúgio em campanhas conjuntas de comunicação.