O presidente José Carlos Peres ficará no Brasil para tentar fechar a negociação de Lucas Veríssimo e acertar os primeiros reforços para o Brasileirão (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

O presidente José Carlos Peres não irá viajar para o México para acompanhar a delegação santista nos amistosos contra Monterrey e Querétaro, dias 7 e 10 de julho. O Santos embarca na noite desta quarta-feira e a delegação será chefiada por Pedro Dória, um dos integrantes do Comitê de Gestão do clube.

O dirigente decidiu permanecer no Brasil por três motivos: fechar a contratação de reforços para a equipe, acertar a negociação para a venda de Lucas Veríssimo e para apresentar a sua defesa nos processos de impeachment para a Comissão de Inquérito e Sindicância do Conselho Deliberativo do clube.

Em relação aos reforços, a situação mais encaminhada é a do volante Carlos Sánchez, que defende o Uruguai na Copa do Mundo. O presidente tem acordo com o Monterrey para a transferência do jogador e um pré-acordo com seus representantes, mas Sanchez só quer mesmo definir a situação após a participação do Uruguai no Mundial (na sexta a equipe enfrenta a França pelas quartas-de-final do torneio).

No entanto, existe a expectativa de que outra negociação, ainda mantida em sigilo, possa ser confirmada ainda nesta quarta-feira. A transação envolveria uma troca com um jogador do Peixe.

Outra situação que pode ser finalmente resolvida nesta quarta-feira é a saída do zagueiro Lucas Veríssimo. O clube aceitou uma proposta do Torino, da Itália, de 10 milhões de euros pelo jogador, mas quer esse valor integral. Para fechar o acordo, Lucas Veríssimo teria de abrir mão dos 20% de participação a que tem direito.

José Carlos Peres também precisa se defender nos dois processos de impeachment que correm na Comissão de Inquérito e Sindicância do clube. O prazo para apresentar a defesa no primeiro processo se encerraria nesta terça-feira. O segundo termina na próxima terça, dia 10. Após a apresentação da defesa, a CIS tem 7 dias para dar um parecer para o presidente do Conselho, Marcelo Teixeira.