Vamos começar esse texto deixando claro que a contratação do técnico Jair Ventura talvez tenha sido o principal acerto do presidente José Carlos Peres. Em nenhum momento ele reclamou da falta de reforços, utilizou a base e deu um padrão claro de jogo ao time.

Dito isso, não podemos esconder que o treinador tem insistido em opções que já mostraram que não funcionam e sistematicamente tem errado nas substituições.

O principal problema é o meio-campo. Acho que o próprio Jair Ventura pode conversar com toda a população de Santos, mas provavelmente ele não encontrará um torcedor satisfeito com a dupla Renato e Vecchio. Não dá, não funciona. Nenhum tem penetração na área, nenhum tem chute de longa distância, nenhum tem mobilidade. O técnico precisa escolher um e encontrar outro parceiro para ele.

Jair Ventura parece decidir as mudanças na base do ensaio e erro. Na lateral direita, por exemplo, Daniel Guedes só entrou com a lesão de Victor Ferraz, mesmo com o antigo titular em péssima fase desde 2017. Na esquerda, Jair começou com Romário, depois escalou Caju e Jean Mota. Foi testando até encontrar o menos pior.

As decisões durante os jogos de Jair parecem equivocadas também. Diante da Ferroviária, com Vitor Bueno no banco, ele trocou Vecchio por Léo Citadini. Contra o São Caetano, na Vila, trocou Jean Mota por Matheus Jesus. No clássico contra o São Paulo mudou Copete por Guilherme Nunes. Contra o Santo André, com Diogo Vitor no banco, entrou de novo Matheus Jesus.

Podemos até entender a insistência com Copete pelo papel tático, mas Arthur Gomes não pode mais ser a primeira opção de ataque de velocidade e Rodrygo a segunda. Depois de um bom começo de ano, Arthur já caiu de produção e ninguém tem dúvida de que Rodrygo terá uma carreira mais brilhante.

Não podemos achar que está tudo errado porque o Santos perdeu para o Real Garcilaso como não achamos que estava tudo certo pelas últimas vitórias no Paulistão. Mas nas derrotas os problemas ficam mais claros.
Esperamos que Jair Ventura possa, enfim, enxergá-los.

E fazer as correções.