
O lateral-esquerdo Felipe Jonatan teve muito trabalho contra o Independiente (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)
O Santos enfrentou o Independiente e se classificou com muita emoção no estádio Libertadores de América na noite desta quinta-feira, após empate em 1 a 1 no confronto.
A equipe de Diniz enfrentou problemas defensivos bastante sérios, contra uma dobra bastante agressiva pelo lado direito do ataque argentino. Bustos alargava o campo a todo momento, buscando ganhar espaço.
Isso acontecia com frequência por conta da distância entre Felipe Jonatan e Marcos Guilherme em alguns momentos. O Santos passou a se defender em um 4-5-1 no final da primeira etapa, tirando campo do lado direito adversário. Dessa forma, Marinho desarma o adversário, faz ligação com Sanchez, que assiste Kaio Jorge para abrir o placar. O Santos sofre o empate logo na sequência.
Na segunda etapa, as linhas ficaram bastante concentradas e curtas, enquanto o Independiente seguia buscando a largura do campo. Com isso, a criação pelo lado direito seguiu dando muito trabalho.
João Paulo foi quem garantiu a classificação, com pelo menos cinco defesas difíceis na partida.
Veja o vídeo dos nossos parceiros do Tática Didática.
O Santos se dá mal fora de casa porque o Diniz não sabe armar o time para defender. O que custa colocar duas linhas de 4/5 na frente da área???
Parem de culpar os jogadores. Sem organização defensiva não há o que fazer. A culpa dos erros defensivos é do Diniz!
Concordo com você. Muitos torcedores e analistas culpando os laterais e zagueiros, quando na verdade, não temos um sistema defensivo eficiente e em sintonia com o Sistema Geral de Jogo adotado pelo técnico. Se temos um Sistema que prioriza o toque de bola e o ataque, é preciso montar um sistema defensivo com a participação de todos os jogadores, de forma a não deixar espaços para os contra ataques da equipe adversária quando das roubadas de bolas. Não estou vendo um sistema eficiente para evitar essas situações, o que está colocando os nossos laterais e zagueiros, a todo momento, em situações complicadas e com o time adversário saindo na cara do gol. Se isso não for corrigido imediatamente, todo o trabalho será prejudicado. Porém, em primeiro lugar, é preciso que o técnico admita isso.
Concordo plenamente. Deixar a defesa exposta a todo momento vai sobrecarregar esses jogadores. Não há como evitar. Não estou dizendo que tem que ser defensivo, mas há momentos que precisa se resguardar mais e saber jogar no contra-ataque. Caso contrário a chance de ser campeão de um torneio mata-mata será zero!
Se o Diniz coloca o time na defesa e o Santos é desclassificado o pessoal já ia falar “Diniz medroso… deveria manter o time atacando… colocou o time na defesa e chamou o adversário prá cima”…
Tem dado certo essa estratégia em jogos fora né..
Nada e nunca vai estar bom , se defende e perde ele é retranqueiro se joga para frente e perde ele não sabe armar o time , na vdd torcedor só sabe reclamar, torço muito para o Santos ser campeão da sul-americana e assim o Diniz ganhando seu 1 título como treinador, assim terá mais confiança no seu trabalho
Também torço muito para ser campeão da Sul-Americana e da Copa do Brasil. Eu gosto do estilo de jogo de toque de bola dele. Mas em jogos de mata mata, fora de casa, precisa saber se resguardar e jogar no contra-ataque.
Torneios de mata-mata se ganham assim.. Vai pra cima em casa e segura fora para garantir um empate. Quem falava isso era o Telê Santana, um dos treinadores mais ofensivos e de toque de bola que já existiu.
Concordo plenamente, arma duas linhas quatro atrás e deixar dois na frente caio Jorge e Marinho na frente pra puxar o contra taque.
Diniz esta fazendo um grande trabalho.Jogadores estao comprometidos, lutando os 90 minutos, vibrando como nunca. Ontem houve falhas no sistema defensivo, começando pelo Marcos Guilherme que deixou espaço a vontade pro lateral, Sanchez excelente com a bola no pe, mas ainda sem condiçoes fisicas ideais para marcar, Jean Mota e Felipe Jonathan com as dificuldades normais de marcaçao. Sistema de 2 linhas fixas, 5 e 4, e o sistema usado por Jair Ventura e Jesualdo….Deus me livre do Santos jogar desse jeito. Ficar 90 minutos sem ver um chute a gol.O Santos esta jogando em blocos, defende com todos e tambem ataca com todos e esta muito bem assim….vai ter jogos com sofrimento pois nao joga contra o vento, mas o time esta cada dia mais encorpado.Força Diniz!
Você pode posicionar o time com duas linhas quando precisa defender, e jogar no contra-ataque. Basta saber fazer. O Santos chegou na final da última libertadores fazendo isso..
No campeonato brasileiro de 2020, nos 38 jogos, o Santos tomou 51 gols e fez 52. Levou uma media de 1,34 gols por jogo, sendo que tinha na zaga o Lucas Verissimo e Luan Peres. Neste campeonato brasileiro, 2021, o Santos fez 12 jogos e tomou 15 gols. Media de 1,25 gols por jogo, mesmo sem o Lucas Verissimo e nos ultimos jogos sem o Luan Peres e com o Kayke fora de sua posição normal. Esta um pouco melhor do que com o Cuca. Não esta perfeito, claro , pode melhorar, mas não acho justas as criticas ao Diniz e ao sistema de jogo….acho que o Santos esta com uma performance muito melhor do que a maioria dos criticos imaginavam para este ano (cair para segunda divisão, não entrar na fase de grupo da Libertadores etc). Perdemos jogadores importantes como o Lucas Verissimo, Soteldo, Sandry e …Pituca….este sim era fundamental para a proteção da defesa pelo lado esquerdo, e ainda não encontramos um substituto a altura.
GIL e André, concordo com vcs como tem técnico nível europeu comentando aqui , deveriam mandar currículo pro Real ou Barcelona seriam contratados na hora.
Um abraço Gaspar! A coluna é aberta para opiniões, e evidente cada um tem a sua. Eu prefiro comentar o que eu acho e não ficar xingando jogadores, dirigentes, técnicos ou seja tentar colocar algum conteúdo nas discussões. Mil desculpas caso te incomodo, não é a intenção. Sucesso, alegria, paz e muita saúde para voce.
Santos contratou o Diniz para fazer o que ele está fazendo.
Opinião de torcedor não muda o conceito do profissional.
Passo vários sustos com a sardinha, mas é o que temos agora.
Prá cima deles Santooos!!
Acho o trabalho do Diniz muito bom, ontem também acho que o problema foi que Marcos Guilherme,foi circular pelo campo e busto o melhor jogador deles ficou sozinho para jogar.desencaixou a marcação e não conseguimos encaixar mais.mas tivemos bastante chance para matar o jogo e não fizemos,por isso o sofrimento
O que o Anderson falou é verdade. Não é ficar criticando. Há anos o Santos e a Base não jogam nada. Sempre que pega times organizados no meio de campo, dança. Olha contra o Palmeiras. Jogador tem que aprender jogar de forma coletiva, quando que nosso meio de campo marca? E quem marca? Quem é efetivo no ataque? O Kaio é, mas adoravam o Ricardo Paradão Oliveira. A Base é o reflexo do time principal, só toquinhos bonitinhos e…nada. Olha o Pirani. Tem que mudar a forma de jogar caramba. Seja na Vila ou outro lugar.