Lucas Braga comemora o gol do Santos diante do São Paulo (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

Ele voltou  e parecia nunca ter saído. Com grande atuação e assistência de Soteldo, o Santos venceu o São Paulo por 1 a 0 na noite deste domingo, na Vila Belmiro, e subiu para a oitava colocação do Campeonato Brasileiro, com 33 pontos ganhos. O gol santista foi marcado pelo atacante Lucas Braga.

Na próxima rodada, domingo, o Peixe enfrenta o Cuiabá, fora de casa.

O jogo

O primeiro tempo começou com o São Paulo com a posse de bola, mas o Santos mais perigoso, sobretudo quando a bola chegava nos pés de Soteldo. Aos nove minutos, o venezuelano deu bom passe para Felipe Jonatan e o lateral chutou na saída de Jandrei, mas a bola explodiu no peito do goleiro adversário.

O São Paulo teve apenas uma chance, aos 29 minutos. Após falha de Maicon, Igor Ramos avançou sozinho e chutou da entrada da área, mas a bola passou à direita de João Paulo.

O Peixe abriu o placar em uma jogada do trio de ataque. Marcos Leonardo recebeu na direita e deu uma linda virada de bola para Soteldo. O venezuelano balançou na frente do marcador e cruzou, Lucas Braga subiu nas costas de Miranda e cabeceou para o gol.

O São Paulo voltou em busca do empate e teve a primeira chance logo com um minuto. Luciano recebeu na entrada da área e bateu forte, mas o goleiro João Paulo fez grande defesa. Aos seis, foi a vez de Pablo Maia arriscar de fora da área, a bola desviou no meio do caminho e quase engana João Paulo, que conseguiu se recuperar e fez um milagre.

O Santos teve uma grande chance de ampliar aos 31 minutos. Lucas Barbosa tabelou com Marcos Leonardo, que dividiu com Jandrei. Na sobra, Ângelo ajeitou e Lucas Barbosa finalizou para fora.

Aos 37 minutos, após cobrança de escanteio da direita, Miranda ganhou pelo alto e cabeceou, mas o goleiro João Paulo fez outra grande defesa.

SANTOS 1 x 0 SÃO PAULO

Data: 21/09/2022 (domingo), às 19h (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (GO) e Bruno Boschilia (PR) (ambos da Fifa)
VAR: Wagner Reway (PB)

Gols: Lucas Braga, 32’/1ºT (1-0)
Cartões amarelos: Eduardo Bauermann, Marcos Leonardo e Felipe Jonatan (SAN), Nikão (SAO)

SANTOS
João Paulo, Madson, Maicon, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Rodrigo Fernández (Camacho, aos 51’/2ºT), Zanocelo e Carabajal (Lucas Barbosa, aos 20’/2ºT); Lucas Braga (Ângelo, aos 20’/2ºT), Marcos Leonardo (Luiz Felipe, aos 48’/2ºT) e Soteldo.  Técnico: Lisca

SÃO PAULO
Jandrei; Rafinha, Miranda, Ferraresi e Wellington (Reinaldo, no intervalo); Gabriel (Pablo Maia, no intervalo), Igor Gomes e Patrick; Nikão (Calleri, aos 15’/2ºT), Luciano (Bustos, aos 34’2ºT) e Marcos Guilherme (Igor Vinícius, aos 15’/2ºT) .  Técnico: Rogério Ceni