Gabriel Calabrês é o grande destaque do Santos na Copinha (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

Nas duas vitórias que o Santos obteve nas rodadas iniciais da Copa São Paulo Júnior, sobre América-RN e Aliança-CE, não foi só o placar de 3 a 0 que se repetiu. Em ambas as ocasiões, o “dono do jogo” foi o meia Gabriel Cababrês, forte candidato a novo Menino da Vila.

Contra o América, ele deu uma bela assistência para o gol de Taílson, o primeiro do Santos na Copinha, e quase marcou um golaço com um chute de cobertura de muito longe. Diante do Aliança, ele abriu o placar com uma ótima finalização de esquerda e ainda deu a assistência para o terceiro tento alvinegro.

Dono da camisa oito do Peixe na competição, Calabrês tem estilo clássico. Joga de cabeça erguida, tem o passe como um dos seus principais fundamentos e sabe chutar de longa e média distâncias. Por causa das boas atuações, o jogador de 19 anos, natural de Matão, no interior de São Paulo, sonha com uma chance na equipe principal, comandada pelo técnico Jair Ventura – que já disse que está de olho na Copinha.

“Nosso time está muito bom, é bem estruturado. Desci do Santos B para ajudar a equipe e acho que estou fazendo um excelente campeonato por enquanto”, disse Calabrês. “Quero manter essa boa sequência, fazer mais gols e ter uma chance no profissional. Vou manter o foco sempre, sem dispersar para, se Deus quiser, ter uma chance no time de cima.”

Esta é a terceira Copa São Paulo disputada por Calabrês, mas a primeira pelo Santos. O jogador chegou ao clube em outubro de 2016, vindo do São Carlos, mas não pôde disputar o torneio no ano passado por motivos burocráticos. Ele assinou contrato de três anos de duração, com possibilidade de prorrogação por mais duas temporadas. O Santos tem 65% dos direitos econômicos do meia, que se define como uma pessoa tranquila fora de campo.

“Nas horas vagas gosto muito de ver filmes e lances de jogos. Vejo meus próprios lances para ver onde errei e preciso melhorar”, comentou o meia. “Sou tranquilo, um pouco tímido. Gosto de escutar sertanejo, sou do interior, mas do sertanejo universitário, o raiz é para o pessoal mais antigo”, brinca o atleta.

O Santos voltará a campo na Copinha nesta segunda-feira, às 21h, contra o Novorizontino. O Peixe será o primeiro colocado da chave com um empate, pois tem melhor saldo de gols do que o adversário. “A equipe deles (Novorizontino) é boa. Temos de fazer o que fizemos nos outros jogos, manter a intensidade e a humildade. Tenho certeza de que vamos sair com mais uma vitória e nos classificar em primeiro”, disse Calabrês.