
Jorge Silva, Sthefany Gutierrez e família no título em 2021 (Crédito: Reprodução)
O Santos terá o primeiro compromisso das oitavas de final da Copa Sul-Americana nesta quarta-feira (28), contra o Deportivo Táchira, na Venezuela. O jogo da volta está marcado para o dia 6 de julho, às 21h30, horário de Brasília, na Vila Belmiro.
Fora das quatro linhas, o Deportivo Táchira é liderado desde 2016 por Jorge Alfredo Silva Cardona. Ele é fundador do Grupo Empresarial JHS, uma das mais importantes empresas da Venezuela, que tem como principal atividade comercial a Produção de Ovos e Proteína Animal, juntamente com o Cultivo de Cereais.
Jorge Silva também é ligado ao governo. Até o ano de 2013, era um funcionário federal com atuações no Serviço Nacional de Tributos e Aduaneiro. Ele acabou deixando o cargo para fundar a JHS e passar a ser um dos empresários mais respeitados do país.
No campo, a equipe conseguiu vencer o título Campeonato Venezuelano em 2021. O último título de expressão da equipe havia sido em 2015. Com o novo dono e seus investimentos, os torcedores começaram a presenciar uma fase de reconstrução no Táchira.
O grande próximo passo do clube é conseguir superar a melhor marca da equipe Copa Libertadores. Em 2004, o Deportivo Táchira chegou as quartas de final da Competição mais importante do continente.
Fora do esporte, Jorge Silva Cardona ganhou destaque em território nacional após o casamento com Sthefany Gutiérrez, eleita Miss Venezuela em 2017 e vice-campeã do Miss Universo 2018.
E nesta temproada?
A equipe não vive uma grande fase na temporada. Atualmente ocupa a quarta colocação do Campeonato Venezuelano com 26 pontos em 17 jogos. Fez, até o momento, 27 gols e sofreu 24. A equipe vem de dura derrota por 3 a 0 para o Monagas.
Contra o Peixe, a equipe vê como uma oportunidade de dar um retorno ao seu torcedor e investimento. O goleiro Cristopher Varela, reforço do time para temporada, em declaração ao programa Deporte Total da radio Imaginación 96.1 FM, falou sobre o duelo.
“Vamos fazer uma partida linda. Enfrentar uma grande equipe do Brasil, como o Santos, a motivação é alta. Sabemos que aqui teremos que siar com um resultado positivo, importante nesta série. Eu creio que estamos preparados”, disse o arqueiro.
Para essa temporada, a equipe venezuelana fez muitas contratações. Robert Hernández, Edder Farias, Richard Figueroa, Jean Gutiérrez, Eddison Restrepo, Robert Garcés e Gabriel Benítez foram contratados recentemente em um “pacotão” de reforços para temporada.
Nós, com os reservinhas que vão jogar, já que os titulares estão esgotados e vão ficar curtindo uma praia, não teremos muitas chances! Pode escrever! SFC não precisa de dinheiro , é esta mereça da SUL-AMERICANA não vai refrescar em nada! Deixa os meninos descansarem, afinal no fim de semana tem outra pedreira: GABIGOL e suas provocações
Temos que concordar que o time deles não é lá essas coisas, mas que ele casou bem, ah ele casou.
O sub 20 do Santos é superior ao profissional, inclusive o técnico, é um time mais barato e tem resultado positivo.