Gustavo Henrique tem 124 jogos e seis gols com a camisa do Peixe (Crédito: Ivan Storti / Santos FC)

Cautela máxima para não pular etapas e voltar 100%. Assim caminha o tratamento de Gustavo Henrique, que no ano passado ficou quase a temporada inteira no departamento médico, se recuperando de lesões nos joelhos. Foram apenas dois jogos em 2017, mas agora o atleta já treina com bola e sonha com o retorno.

“O Jair está sendo bem cauteloso comigo. Me colocando para treinar aos poucos. A comissão sabe que eu tive problemas sérios no joelho ano passado e fiquei um bom tempo parado. Essa cautela deles é legal, mostra que estão preocupados comigo. Vou tentar me adaptar o mais rápido possível para ficar 100% à disposição”, diz o atleta.

Com 24 anos, Gustavo é uma das grandes revelações do setor defensivo nos últimos anos, mas as seguidas lesões o afastaram de voos mais altos na carreira. Só nos últimos quatro anos o atleta enfrentou três cirurgias nos joelhos.

A primeira foi em 2014, quando participando de um treinamento torceu o joelho direito e rompeu os ligamentos. A segunda intervenção cirúrgica ocorreu em outubro de 2016 para reconstruir o ligamento cruzado do joelho esquerdo, após se contundir em uma partida contra a equipe do Sport. A lesão o deixou fora de todo o primeiro semestre do ano passado e quando voltou a campo, no mês de setembro no clássico contra o Corinthians, dores no joelho esquerdo voltaram a incomodar e o atleta teve de passar por uma nova cirurgia no local para corrigir uma lesão no menisco.

Gustavo não está inscrito no Campeonato Paulista e o Peixe deixou quatro vagas ainda em aberto, sendo que uma é quase certa de Gabigol. Como o Peixe tem disponível para o setor Braz, Veríssimo, Cléber Reis e dois jovens, Matheus Guedes e Róbson Bambu, ele não deve participar da competição estadual. Mas o zagueiro está otimista quanto ao seu retorno aos gramados, que pode ser no Brasileirão ou Libertadores. O clube evita dizer quando ele estará disponível para regressar aos gramados de forma oficial.

“Espero que esse seja meu ano. Vou trabalhar muito para isso. Já sofri muito com lesões. Quero só evoluir agora para conquistar muitas coisas aqui. Fiquei durante as férias aqui no CT para me recuperar. Consegui trabalhar bem, mas no treino com bola o ritmo é diferente. Fiquei muito tempo parado e isso atrapalha. Estou sentindo a falta de ritmo e de preparo físico. Mas estou evoluindo e espero voltar o mais rápido possível para ajudar o Santos”, fala Gustavo em tom otimista.