
Robinho está com contrato suspenso (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)
Nesta sexta-feira termina o prazo para os clubes inscreverem jogadores no Campeonato Brasileiro e o Santos não poderá mais contratar nenhum reforço para a competição. Com isso, o único nome que ainda pode ser novidade no Peixe é o de Robinho, que, se for inocentado, retornará ao clube.
O atacante ainda não teve seu contrato aprovado pelo Conselho Deliberativo. O órgão optou por adiar a decisão, já que o vínculo do atleta com o clube está suspenso, por comum acordo, depois de muita pressão sofrida por conta do caso de violência sexual. Apesar disso, o nome dele já está no BID, inscrito no Brasileirão.
Robinho foi condenado na Itália em primeira instância, em 2017, a nove anos de prisão por envolvimento em um caso de violência sexual a uma jovem albanesa, então com 22 anos, na época em que jogava pelo Milan, em 2013. O atacante recorre na justiça italiana e a segunda instância começa a julgar em dezembro.
O Santos não pode correr para inscrever reforços pois ainda está com o bloqueio na Fifa, por conta das dívidas com o Huachipato (Chile) e Atlético Nacional (Colômbia), referente as negociações envolvendo Yefferson Soteldo e Felipe Aguilar.
A situação pode provocar um grande problema no Santos. Como o empréstimo de Luan Peres termina em dezembro e não deve ser prorrogado e Lucas Veríssimo pode ser negociado com o Benfica, o Peixe pode fazer a reta final do campeonato sem a dupla de zaga titular. As opçõe para o técnico Cuca seriam Luiz Felipe, Laércio, Wagner Leonardo, Alex e Derick.
Para um clube que está quebrado, a melhor coisa que aconteceu foi essa proibição imposta pela FIFA. Não fosse isso, além do Laercio, teríamos Zé Welison, Elias, Thaciano. O Balieiro seria escanteado em favor do Zé Welisson. A base só tem chance quando a vaca já está atolada no brejo. Enquanto houver chance, o Sabtos FC prefere trazer perebas a colocar jogadores da base. E quanto ao Robinho, parece pouco provável que consiga reverter o quadro porque as gravações de suas próprias falas são provas robustas.. Pode ser que os advogados consigam alguma brecha processual. talvez consigam derrubar as provas. Se, por exemplo, conseguirem convencer os julgadores de que as provas foram obtidas de forma irregular, o jogador vai sair livre por falta de provável, mas isso não provara a inocência (seria aquele típico caso de crime perfeito que acontece nos filmes), de modo que o Santos FC vai ser devidamente bombardeado se colocá-lo para jogar. Melhor acreditar no Ângelo, no Renier.