Marcos Leonardo tenta escapar da marcação de Nino no jogo contra o Fluminense (Crédito: Raul Baretta/SantosFC)

Mesmo com o goleiro João Paulo defendendo uma cobrança de pênalti, o Santos perdeu por 1 a 0 para o Fluminense na tarde deste sábado, no Maracanã, em partida válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O único gol do jogo foi marcado pelo atacante Cano.

Com o resultado, o Peixe segue na 14ª colocação na classificação, com apenas 17 pontos ganhos. Na próxima rodada, sábado, o Santos recebe o Athlético-PR na Vila Belmiro, em Santos.

O jogo

O Santos começou a partida com uma marcação muito forte, sem dar espaços para o Fluminense criar jogadas de perigo. O time carioca teve grande posse de bola, mas não conseguiu furar a barreira defensiva do Peixe. Quando o time da Vila Belmiro tentava contra-atacar, os cariocas matavam a jogada com falta e só Marcos Leonardo sofreu faltas que resultaram em três cartões amarelos para jogadores do Fluminense.

A melhor chance do primeiro tempo nasceu de uma cobrança de lateral. Aos 26 minutos, Yony González recebeu dentro da área, fez o pivô e tocou para Arias, que foi derrubado por João Lucas. Pênalti marcado pelo árbitro Rodrigo José Pereira de Lima e confirmado após revisão do VAR sobre um possível impedimento de Arias. Léo Fernández fez a cobrança e João Paulo defendeu.

Na sequência da jogada, o Santos saiu em contra-ataque, Jean Lucas invadiu a área e chutou colocado, mas a bola passou raspando a trave esquerda do goleiro Fábio.

Ainda nos acréscimos do primeiro tempo, Martinelli teve duas chances de finalizar. Na primeira, após driblar Joaquim, chutou por cima do gol. Na segunda, o goleiro João Paulo defendeu com tranquilidade.

O segundo tempo seguiu o mesmo ritmo do primeiro. O Fluminense com a bola, mas com dificuldade para vencer a barreira do Santos. Aos 10 minutos, Arias cruzou da direita, Yony Gonzalez cabeceou e a bola saiu raspando a trave esquerda de João Paulo.

O Santos passou a jogar em bolas longas para Marcos Leonardo. Em uma delas, aos 13 minutos, o atacante recebeu na área e chutou cruzado, mas a bola saiu à esquerda do gol de Fabio.

O Fluminense abriu o placar aos 31 minutos. Luan Dias perdeu bola no ataque, o time carioca aproveitou, Arias cruzou rasteiro da direita e Cano apareceu entre Joaquim e Gabriel Inocêncio para empurrar a bola para o gol.

Aos 35 minutos, após cobrança de falta para a área, João Paulo saiu errado, Nino cabeceou e Gabriel Inocêncio evitou o segundo em cima da linha. Aos 36, Cano recebeu na área e chutou forte, mas João Paulo mandou para escanteio.

Nos acréscimos, João Paulo ainda evitou o segundo gol ao fazer grande defesa em finalização de Arias.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 1 X 0 SANTOS

Data e hora: 29 de julho de 2023, às 16 horas (horário de Brasília)
Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Árbitros assistentes:  Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE)
Árbitro de vídeo: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (Fifa-MG)

Gols: Cano, aos 31’/2ºT (1-0)
Cartões amarelos: Nino, Cano, André, Léo Fernandes, Martinelli e Marlon (FLU) e Rodrigo Fernández, Camacho, João Paulo, Lucas Braga, Dodô e Mendoza (SAN)

FLUMINENSE
Fábio; Samuel Xavier, Nino, Marlon (Lima, no intervalo), Diogo Barbosa; André, Martinelli (David Braz, aos 35’/2ºT), Arias e Leonardo Fernández (Ganso, aos 13’/2ºT); Yony González (Keno, aos 13’/2ºT) e Cano. Técnico: Fernando Diniz

SANTOS
João Paulo, João Lucas (Gabriel Inocêncio, aos 18’/2ºT), Joaquim, Alex Nascimento e Dodô; Rodrigo Fernández (Camacho, aos 23’/2ºT), Dodi, Jean Lucas (Luan Dias, aos 23’/2ºT) e Lucas Lima (Julio Furch, aos 35’/2ºT); Mendoza (Lucas Braga, aos 18’/2ºT) e Marcos Leonardo. Técnico: Paulo Turra