Dupla Diego e Robinho comandava o Peixe em 2004 (Crédito: Reprodução)

*Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE

O Santos inicia sua participação na fase eliminatória da Copa Libertadores nesta terça, quando enfrenta os equatorianos da Liga Deportiva Universitária (LDU) em Quito. Válida pelas oitavas de final, a partida reedita confronto em fase semelhante, no ano de 2004. O Peixe naquela ocasião conseguiu a vaga para as quartas de final, mas com grandes doses de emoção ao torcedor santista.

Em 2004, o Santos ingressou na Libertadores como vice-campeão brasileiro (era, também, vice sul-americano) e a LDU entrou como equipe campeã do Equador. Enquanto o Santos foi o primeiro colocado em seu grupo na primeira fase, a LDU encerrou sua participação como segundo colocado de sua chave.

O primeiro jogo, assim como ocorrerá agora, aconteceu em Quito. Com quatro minutos de jogo, o Santos já vencia por 2 a 0, com gols de Robinho e Elano. A rápida vantagem no placar fez com que o time brasileiro diminuísse o ritmo, permitindo a reação dos donos da casa. Paul Ambrossi descontou aos 17 do primeiro tempo, mas a virada veio somente na segunda etapa. Com atuação sofrível, o Santos foi amplamente dominado pela LDU e sofreu três gols: marcaram Patricio Urrutia, aos 2, Ambrossi, aos 27, e Franklin Salas, aos 39. A derrota custou o emprego do técnico Emerson Leão, que estava no cargo há quase dois anos.

Na partida de volta – e já sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o Santos deu o troco. Novamente aos dois minutos o alvinegro abriu o placar, com Diego. Muito mais ligado e com apoio da torcida, o Peixe dominou a partida do começo ao fim. O segundo gol saiu na volta do intervalo. Robinho ajeitou com o peito, Diego dominou e tocou no canto do goleiro Espinoza. Dois a zero, placar igualado e festa em Vila Belmiro. Apesar de pressionar, o Santos não conseguiu o terceiro e garantiu a vaga nos pênaltis. Enquanto Robinho, Leandro Machado, Preto Casagrande, Paulo César e Léo marcaram em suas cobranças, o volante equatoriano Obregón chutou para fora e confirmou a classificação santista.

*A série Jogos para sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.