Santos conquistou o primeiro mundial contra o Benfica (Crédito: Reprodução)

Há 60 anos, o Santos fazia história no futebol: após vencer o Benfica por 5 a 2, a equipe do Rei Pelé e companhia se tornou o primeiro time brasileiro a levantar a taça de campeão mundial. No ano seguinte, o Peixe conquistou bi-campeonato.

O Peixe já havia vencido a partida de ida, por 3 a 2, em um Maracanã com mais de 90 mil espectadores. Por sua vez, o Benfica acreditava na vitória em casa e na realização da terceira e última partida. O clube português tinha motivos para isso, afinal era o bicampeão europeu, título que conseguiu ao vencer o poderoso Real Madrid de Puskas.

O técnico Lula armou o time com: Gylmar, Olavo, Mauro, Calvet e Dalmo; Zito e Lima; Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe. O Benfica jogou com Costa Pereira, Humberto, Raul e Cruz; Cavem e Jacinto; José Augusto, Santana, Eusébio, Coluna e Simões. O árbitro foi Pierre Schwinté, da França.

O jogo:

Aos 17 minutos, as 70 mil pessoas que estiveram no estádio da Luz assistiram o primeiro gol santista. Coutinho deu um passe para Pepe que correu e chutou forte. Na passagem da bola, Pelé deu um carrinho para alcançar o cruzamento e vencer o goleiro Costa Pereira pela primeira vez.

Dez minutos depois, apareceu Edson Arantes de Nascimento, o Rei Pelé, para abrilhantar a noite: o maior de todos recebeu a bola de Zito, driblou três jogadores e finalizou com um chute cruzado, superando mais uma vez o goleiro português. O primeiro tempo terminou com a vantagem de 2 a 0.

O Santos ampliou logo no início da segunda etapa. Aos 3 minutos, Pelé recebeu um passe de Lima, passou por dois e deixou Coutinho em condições de empurrar a bola para o gol. Aos 19, o Rei passou a bola entre as pernas de Coluna, correu entre os adversários e chutou forte para o gol. O goleiro rebateu e Pelé na corrida estufou as redes.

Pepe marcou seu gol aos 31 minutos. Depois de trocar passes com Pelé, o ponta-esquerda aproveitou a falha do goleiro após o chute e completou para o gol. Com 5 a 0 no marcador, o Alvinegro relaxou. O Benfica aproveitou a oportunidade para marcar aos 41 e 44 minutos, com Eusébio e Santana, colocando números finais à partida: 5 a 2.