O Santos está em ascensão no Campeonato Paulista (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos começou o Campeonato Paulista sob enorme desconfiança, até mesmo da torcida alvinegra. Aos poucos, no entanto, o time vai crescendo na competição estadual. Apontado pela imensa maioria da imprensa esportiva paulista como a quarta força do Estado, atrás dos três tradicionais rivais da Capital, o Peixe já ostenta a segunda melhor campanha do torneio.

Em oito rodadas no Paulistão, o Santos acumulou 14 pontos – quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. Apenas o Palmeiras, única equipe invicta do torneio, tem desempenho melhor do que o Peixe, com 20 pontos (seis vitórias e dois empates).

Corinthians e São Paulo, times que largaram na frente do Santos na competição, já ficaram para trás. O primeiro tem 13 pontos (quatro vitórias, um empate e três derrotas) e o segundo, apenas dez (três vitórias, um empate e três derrotas). O São Paulo tem um jogo a menos no Paulista do que os demais clubes grandes.

Depois de passar por maus momentos no Grupo D do Paulistão, o Peixe agora se vê em uma situação confortável. O time lidera a chave com três pontos de vantagem para os vice-líderes Botafogo e Red Bull Brasil. Os dois primeiros colocados vão se classificar para as quartas de final da competição.