A delegação santista chegou a Cusco um dia antes do jogo (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Temperaturas baixas, ar rarefeito e estádio cheio serão os outros desafios que o Santos vai enfrentar nesta quinta-feira na sua estreia na Copa Libertadores da América, além dos apresentados pelo time do Real Garcilaso. A partida será realizada em Cusco, no Peru, às 19h15 (17h15 locais).

A cidade peruana está localizada 3.400 metros acima do nível do mar, o que provoca reações em quem não está acostumado a praticar esportes em locais tão altos. Como a pressão atmosférica é mais alta, há menos oxigênio e maior dificuldade para respirar. O atleta precisa respirar mais para obter a mesma quantidade de ar que costuma entrar em seus pulmões ao nível do mar. A pressão sanguínea e a pulsação aumentam e o jogador se cansa muito mais rapidamente. Em casos mais graves, o atleta pode sentir tonturas, dores de cabeça, confusão mental, fadiga extrema e irritação, entre outros sintomas.

Com a obrigatoriedade imposta pela Conmebol de as equipes chegarem ao local da partida com antecedência mínima de 24 horas, o Santos estará mais exposto aos efeitos da altitude. A princípio, o planejamento santista previa a chegada à cidade do jogo algumas horas antes do pontapé inicial, o que provocaria menos efeitos colaterais nos jogadores.

A estreia do Peixe na Libertadores de 2018 também terá temperaturas baixas. A previsão é que no horário do confronto os termômetros estejam marcando entre 11 e 13 graus, o que não chega a ser um grande desafio, mas incomoda alguns atletas não acostumados a jogar em temperaturas baixas.

Além disso, o Estádio Inca Garcilaso de la Vega deverá receber um público de mais de 20 mil torcedores. O local tem capacidade para 42 mil pessoas, mas foram colocados à venda 30 mil ingressos, a preços que variam de 15 a 40 soles peruanos (15 a 40 reais, aproximadamente).

A partida do Real Garcilaso contra o Peixe vem mobilizando os moradores de Cusco e região. Recentemente, uma festa popular no distrito de Oropesa contou com a presença de alguns jogadores e dirigentes do clube para promover a participação na Libertadores. O locutor convocava insistentemente os moradores a prestigiar o Garcilaso no jogo desta quinta.