Odair Hellmann ainda não conseguiu repetir a escalação do Santos no Paulistão (Crédito: Divulgação)

Após nove rodadas, o Santos ainda não conseguiu repetir uma escalação no Campeonato Paulista de 2023. Após o empate em 1 a 1 com o Santo André, o técnico Odair Hellmann lamentou os problemas que tem enfrentado na competição, com lesões e suspensões de muitos jogadores durante o torneio.

“Fico até com dificuldade porque minha ideia de jogo e time não se repetiu. Jogamos nove jogos em 32 dias, perdendo quatro ou cinco jogadores da espinha dorsal da nossa ideia. Aos poucos, estamos tentando construir. Você perde a espinha dorsal, chegam jogadores no espaço final, cada um com sua individualidade física e técnica. É um time que está tentando se construir em um campeonato muito difícil”, afirmou o treinador.

Na pré-temporada, o treinador trabalhou com o esquema 4-2-4 (ou 4-3-3), com Sandry e Dodi no meio-campo e Ângelo, Mendoza, Marcos Leonardo e Soteldo no ataque. Rodrigo Fernández, titular da posição, se recuperava de lesão. Dos seis, apenas Marcos Leonardo foi titular em todas as partidas. Soteldo se lesionou e não volta no Paulistão, Ângelo teve problemas particulares, Mendoza não teve um desempenho regular, Dodi já desfalcou a equipe por problemas musculares e Sandry por suspensão.

No total, o Peixe já teve 22 titulares diferentes e utilizou 29 jogadores diferentes na competição. Além de Marcos Leonardo, citado acima, apenas o goleiro João Paulo disputou todas as partidas.

Com tantas mudanças e trocas de esquema, poucos jogadores são titulares indiscutíveis no time. Nas laterais, João Lucas e Nathan se revezaram nos jogos e o primeiro parece estar um passo a frente na briga. Na esquerda, Lucas Pires aproveitou a lesão de Felipe Jonatan e foi titular nos oito primeiros jogos, mas não aproveitou as chances e deve perder a posição com a volta do antigo titular.

Na zaga, Maicon é titular absoluto para o técnico Odair Hellmann e seu companheiro já foi Messias, Bauermann e o recém-contratado Joaquim, que surge como favorito para a vaga de titular (mesmo sendo mais acostumado a jogar pelo lado direito).

No meio-campo, Dodi é o único jogador com posição garantida. Lucas Lima estreou bem contra o Santo André e deve ter uma sequência. O terceiro jogador do setor ainda é uma incógnita, com Sandry e Rodrigo Fernández, quando estiver recuperado de lesão, como favoritos para a disputa da vaga.

No ataque, apesar de ter apenas um gol na competição, Marcos Leonardo tem status de titular e as duas vagas ao seu lado estão em disputa, com Ângelo e Mendoza aparecendo como favoritos.

Leia também: