Com três zagueiros, Lucas Veríssimo mais uma vez jogou quase como um lateral direito (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos voltou a decepcionar jogando em casa. Na tarde deste domingo, a equipe do técnico Jorge Sampaoli empatou em 1 a 1 com o Athletico Paranaense, partida disputada na Vila Belmiro pela 18ª rodada do Brasileirão,

Sánchez, no final da partida, marcou o gol santista. O tento do time paranaense foi anotado ainda na etapa inicial por Braian Romero.

Com o resultado, o Peixe chegou aos 37 pontos e, com dois pontos atrás do Flamengo, ainda tem chances de conquistar o título simbólico de campeão do 1º turno do campeonato. No próximo sábado, Santos e Flamengo se enfrentarão no Maracanã, quando o Alvinegro precisará vencer para terminar na frente da tabela.

O jogo

O Peixe começou a partida pressionando e rondando o gol athleticano, mas sem trazer grande perigo a meta rubro-negra. E com o passar dos minutos, a equipe paranaense tomou gosto do jogo e, na metade da primeira etapa, exigiu Everson a fazer duas grandes defesas em sequência.

A partida seguiu com as duas equipes tocando bastante a bola no meio campo, sem grandes chances para os dois lados até o Athletico abrir ao placar. O atacante Braian Romero foi oportunista e aproveitou chute cruzado de Vitinho para, dentro da pequena área, empurrar a bola para as redes.

O resultado fez o Peixe se lançar para frente nos minutos finais do primeiro tempo. E a equipe criou duas chances. Primeiro com Uribe, que se esticou para completar cruzamento de Felipe Jonatan. O goleiro Léo pegou no susto e ainda viu a bola bater na trave antes de voltar para as suas mãos. Nos acréscimos, Léo fez ainda outra grande defesa em chute de falta de Jean Mota.

As duas equipes voltaram para o segundo tempo com a mesma formação, e a partida parecia replay da primeira etapa nos minutos iniciais. O Santos pressionando, mas o Athletico chegando com perigo pelos lados do campo. Depois de cobrança de escanteio, Gustavo Henrique subiu mais alto que todo mundo e cabeceou na marca do pênalti. Léo espalmou a bola que tocou no travessão antes de sair.

E assim seguiu a partida até o minutos finais, com o Peixe pressionando, mas o Athletico se defendendo bem e contando com a tarde feliz do goleiro Léo. Mas o jogo só acaba quando o juiz apita e, no apagar das luzes, o árbitro Rodrigo Carvalhaes foi chamado para ver o VAR e viu pênalti em Marinho. Sánchez, com muita categoria, bateu e empatou a partida. Nos acréscimos o Peixe ainda pressionou, mas não conseguiu mais exigir do goleiro adversário.

Com o resultado, o Peixe segue vivo na briga pelo título simbólico de campeão do 1º turno do Campeonato Brasileiro.

FICHA TÉCNICA

Santos 1 x 1 Athletico Paranaense

18ª rodada do Campeonato Brasileiro

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)

Público: 12.569 (total)

Renda: R$ 476.930,00

Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)

Gols: Braian Romero aos 41’ do primeiro tempo (CAP); Carlos Sánchez aos 45′ do segundo tempo (SAN)

Cartões amarelos: Diego Pituca, Lucas Veríssimo e Marinho (SAN); Léo, Adriano, Matheus Rossetto, Thonny Anderson e Lucho González (CAP)

Santos: Everson; Lucas Veríssimo, Felipe Aguilar (Pará) e Gustavo Henrique; Carlos Sánchez, Diego Pituca, Jean Mota (Lucas Venuto) e Felipe Jonatan; Marinho, Eduardo Sasha e Uribe. Técnico: Jorge Sampaoli

Athletico Paranaense: Léo; Madson, Pedro Henrique, Léo Pereira e Adriano (Abner); Matheus Rossetto, Lucho González (Erik), Everton Felipe (Tomás Andrade) e Thonny Anderson; Vitinho e Braian Romero. Técnico: Tiago Nunes