O goleiro Vanderlei tem um histórico negativo em disputas por pênaltis com a camisa do Santos (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

Se o Santos vencer o Corinthians por um gol de diferença na noite desta segunda-feira, no Pacaembu, em São Paulo, o finalista do Campeonato Paulista será conhecido nas disputas por pênaltis, assim como aconteceu na semifinal de 2018 diante do Palmeiras.

No ano passado, o Peixe perdeu o primeiro jogo, ganhou o segundo, mas foi eliminado nos pênaltis. Desde que o goleiro Vanderlei assumiu a condição de titular do Santos, o retrospecto do time em disputas por penalidades é negativo.

Vanderlei chegou Santos no começo de 2015, mas sofreu uma lesão no Paulista e viu o então reserva Vladimir brilhar na disputa por pênaltis na final Paulistão e conquistar o título Estadual. No Brasileirão, Vanderlei reassumiu a posição e se firmou desde então. Neste período, ele participou de seis disputas por pênaltis e o Santos venceu apenas duas.

A primeira decisão por pênaltis de Vanderlei foi a mais dolorida. Na final do Copa do Brasil de 2015, o Peixe perdeu o título para o Palmeiras. O camisa 1 do Peixe defendeu a cobrança de Rafael Marques, mas o Santos foi derrotado por 4 a 3.

A segunda decisão foi nas semifinais do Paulistão de 2016, contra o mesmo Palmeiras. Vanderlei pegou as cobranças de Rafael Marques e Lucas Barrios, além de o rival desperdiçar uma cobrança, e o Peixe venceu por 3 a 2.

Nas quartas-de-final do Paulistão 2017, outra decisão perdida. O Santos foi eliminado pela Ponte Preta por 5 a 4 nos pênaltis. David Braz errou a cobrança do Santos e o time de Campinas acertou todas.

No ano passado, o Santos esteve em três disputas por pênaltis e só venceu a primeira, diante do Botafogo, nas quartas-de-final do Paulistão. Mesmo assim, Vanderlei não defendeu uma cobrança sequer. Diante do time de Ribeirão, o Peixe venceu por 3 a 1 e o adversário errou o gol em três cobranças.

Na semifinal, diante do Palmeiras, Diogo Vitor desperdiçou sua cobrança e o Palmeiras fez os cinco gols para garantir uma vaga na final do Paulistão 2018.

Na Copa do Brasil, diante do Cruzeiro, o Santos desperdiçou as três primeiras cobranças e o time mineiro acertou as três para conseguir a classificação para as semifinais.

No geral, desde que Vanderlei assumiu a posição de titular, foram 27 cobranças em disputa por pênaltis contra o Santos, com 20 gols, quatro erros e três defesas. O goleiro não defendeu nenhuma das últimas 18 cobranças contra sua meta em disputa por pênaltis.