Eduardo Sasha participou de 18 das 19 partidas do Santos no Brasileirão e fez 8 gols (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

O atacante Eduardo Sasha errou o passe no lance que originou o gol do Flamengo no confronto do último sábado diante do Santos, mas terminou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro como jogador “intócável” do Peixe. Ele participou de 18 dos 19 jogos da equipe na competição, além de ser o artilheiro do Peixe no torneio, com 8 gols. Carlos Sánchez também participou de 18 jogos e foi o vice-artilheiro, com seis gols.

O venezuelano Soteldo e o lateral-esquerdo Jorge e o uruguaio Carlos Sánchez foram os maiores assistentes do Santos no primeiro turno, com três passes para gols cada. O meia-atacante Soteldo foi o recordista de cartões, com sete amarelos recebidos. O Peixe, aliás, foi o time que mais recebeu cartões amarelos em toda a competição (60).

Confira um Raio-X completo do desempenho do Santos no primeiro turno

Campanha: 19 jogos, 37 pontos, com 11 vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Foram 30 gols marcados (segundo melhor ataque ao lado do Palmeiras) e 19 gols sofridos. O Peixe recebeu 60 cartões amarelos (maior número do Brasileiro) e 4 cartões vermelhos.

Mais participações: O uruguaio Carlos Sánchez e o atacante Eduardo Sasha foram os jogadores que mais atuaram no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, com 18 jogos cada. O zagueiro Lucas Veríssimo, o volante Diego Pituca e o meia-atacante Soteldo participaram de 17 jogos. Gustavo Henrique e Victor Ferraz estiveram em campo 16 vezes, seguido por Jorge e Jean Mota, com 15 participações.

Artilheiros: Com oito gols, Eduardo Sasha foi o principal artilheiro do Peixe no primeiro turno. Carlos Sánchez, com seis gols, foi o segundo. Soteldo, com três, foi o terceiro. Felipe Jonatan e Marinho fizeram dois gols cada. Rodrygo, Derlis González, Gustavo Henrique, Jorge, Jean Mota, Diego Pituca e Lucas Veríssimo marcaram uma vez. O Peixe ainda contou com um gol contra de Gum na vitória sobre a Chapecoense e outro de Raniel na derrota para o São Paulo.

Assistências: O lateral-esquerdo Jorge, o uruguaio Carlos Sánchez e o atacante Soteldo dividiram a liderança entre os jogadores com mais passes para gol do Peixe no primeiro turno do Brasileirão, com três cada. Victor Ferraz, Jean Mota, Marinho e Eduardo Sasha deram um passe para gol.

Cartões: O meia-atacante Soteldo foi o recordista de cartões amarelos do Peixe no primeiro turno, com sete cartões recebidos. Diego Pituca e Gustavo Henrique receberam seis amarelos cada. Lucas Veríssimo recebeu cinco, mas ele e Gustavo Henrique também expulsos uma vez. Alison e Marinho receberam quatro cartões amarelos.

Jobson ainda não estreou com a camisa do Peixe (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Esquecidos: Do atual elenco profissional, ainda não participaram da competição os goleiros João Paulo e John, o lateral-direito Matheus Ribeiro, o volante Jobson (foto) e o meia Bryan Ruiz. Entre os jogadores “de linha”, apenas o volante segue integrado aos profissionais na espera por uma oportunidade com o técnico Jorge Sampaoli.

Sem base: Kaio Jorge foi o único atleta das categorias de base utilizado por Jorge Sampaoli no primeiro turno do Brasileirão. Ele atuou 19 minutos no empate em 0 a 0 com o Internacional. O lateral Cadu, o zagueiro Wagner Leonardo, o volante Ivonei, o meia Lucas Lourenço e os atacantes Yuri Alberto, Alexandre Tam e Allanzinho chegaram a ser relacionados para jogos, mas não tiveram a chance de atuar.

Maiores goleadas: A maior vitória do Santos no Campeonato Brasileiro foi o 6 a 1 diante do Goiás, na Vila Belmiro, seguido por um 3 a 0 diante do Vasco da Gama, no estádio do Pacaembu. A maior derrota sofrida foi a goleada por 4 a 0 diante do Palmeiras, no Pacaembu.

Melhor sequência: O Peixe conseguiu sete vitórias seguidas no primeiro turno na série que levou o time à liderança do Brasileirão. Os adversários foram Ceará (fora), Atlético-MG (casa), Corinthians (casa), Bahia (fora), Botafogo (fora), Avaí (casa) e Goiás (casa).

Pior sequência: O Peixe só ficou três jogos seguidos sem vitória. A série aconteceu nas derrotas para Cruzeiro e São Paulo e o empate em 3 a 3 com o Fortaleza na Vila Belmiro. A sequência foi encerrada na vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense, fora de casa.

Maiores públicos: O Santos terminou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro com uma média de público de 11.692 torcedores por jogo. O confronto com mais santistas no estádio foi a goleada por 6 a 1 sobre o Goiás, com 13.462 torcedores, seguido pelo confronto contra o Avaí (12.787) e contra o Internacional (12.756). O pior público aconteceu na vitória sobre o Atlético-MG, com 5.794 torcedores.