Lucas Lourenço esteve com a seleção brasileira sub-17 em amistosos na Inglaterra (Crédito: Divulgação)

Rodrygo é a atual sensação do Santos, e Yuri Alberto já teve várias oportunidades entre os profissionais. Os dois estrearam no time de cima no finalzinho do ano passado e ganharam espaço nesta temporada. Além deles, outros dois Meninos da Vila participaram da pré-temporada com o grupo, em janeiro: o meia Lucas Lourenço e o volante Victor Yan. E o que todos eles têm em comum? Foram lapidados pelo técnico Luciano Santos, comandante do sub-17 do Peixe, que não ergueu nenhuma taça no ano passado, mas gerou bons reforços para o elenco dirigido por Jair Ventura.

“Não tivemos nenhum título, mas foi um bom ano. O Rodrygo estar jogando como titular do profissional é o maior título que poderíamos ganhar. Às vezes ficam de lado os profissionais que trabalharam com o Rodrygo, ele iniciou com a gente com dez anos e teve essa ascensão”, lembrou o treinador.

Por causa do sucesso de Rodrygo, uma pergunta não sai da cabeça do torcedor santista: por que Lucas Lourenço, o jogador que costumava atuar como garçom para o atacante na base, não teve chances no time de cima, já que o Santos precisa desesperadamente de um meia de criação? Luciano tenta explicar:

“Penso que foi opção do professor (Jair) mesmo, dentro do que ele tem no elenco, do que ele acredita, temos de respeitar a opção dele. O Lucas é um meia de muita qualidade, de um repertório muito vasto. Talvez a forma dele de jogar, com a bola muito próxima ao pé, buscando o contato… Ele precisa entender que, talvez, lá (entre os profissionais) ele possa ter um pouco de dificuldade em relação a isso.”

Mesmo assim, Luciano Santos rasga elogios ao pupilo, que esteve recentemente com a Seleção Brasileira sub-17. Para ele, Lucas Lourenço pode ser o camisa dez que o Peixe tanto procura.

“Ele tem (as características de um dez). É um meia muito agressivo, gosta de finalizar muito, é driblador, rápido… Eu vejo o Lucas, a médio ou longo prazo, estourando no profissional. Além do seu nível técnico, emocional e psicológico, ele trabalha muito. É questão de tempo, é um jogador que sobra, que é acima da média e busca melhorar esse nível a cada dia. É um prazer imenso trabalhar com um atleta com essa qualidade.”

O time de Luciano estreará no Campeonato Paulista da categoria neste sábado, às 11h, no Estádio Ulrico Mursa, contra  a Portuguesa Santista.