
Neymar, Léo e Edu Dracena, líderes do time Campeã da Recopa (Crédito: Ricardo Saibun/ Divulgação Santos FC)
Há exatos dez anos, o Santos conquistava o título da Recopa Sul-Americana. Essa foi a última conquista internacional da história recente do clube. No ano do centenário, o Peixe venceu a Universidad de Chile por 2 a 0 no Pacaembu. Com o placar agregado, o time do ex-lateral Léo saiu campeão.
Camisa 3 e um dos jogadores maios vitoriosos da história do Santos, Léo foi titular no duelo. E foi em seus pés que nasceu o primeiro gol: ele interceptou um lançamento no campo defensivo, aplicou uma caneta no adversário e lançou Felipe Anderson na ponta esquerda, que após colocar na frente, achou Neymar na entrada da área, o Menino da Vila tabelou com André e colocou no cantinho direito do goleiro Johny Herrera.
Em contato ao DIÁRIO DO PEIXE, o ex-jogador relembrou a conquista e guarda com carinho o título conquistado. Na segunda etapa, o zagueiro Bruno Rodrigo marcou o segundo gol santista e fechou a festa dos torcedores no Pacaembu.
“A Recopa foi um título muito importante e histórico, porque foi a última conquista internacional do Santos e marcou um desfecho daquele período mágico do clube, iniciado em 2010. É uma das taças que levantei com a camisa alvinegra que tenho mais carinho”, disse Léo.
A famosa “La U” era comandada por Jorge Sampaoli, que futuramente treinaria o Santos. Na primeira partida, o Estádio Nacional recebeu cerca de 45 mil pessoas, e acabou em 0 a 0. Léo revelou a preparação organizada pelo técnico Muricy Ramalho antes do confronto.
“O Sampaoli já tinha um alto prestígio internacional. Por isso, fizemos uma preparação especial para os dois confrontos com a Universidad. Estudamos vídeos de jogos deles e ensaiamos a maneira da equipe jogar nos treinos. Fizemos dois grandes jogos, principalmente no Pacaembu, e merecemos conquistar o título”, completou o eterno lateral.
O Santos foi a campo no jogo da volta com: Rafael, Bruno Peres (Éwerton Páscoa), Bruno Rodrigo, Durval e Léo; (Gérson Magrão), Adriano, Arouca e Felipe Anderson; Patito Rodríguez (Miralles), Neymar e André.
Problema do Santos é que revela vários garotos, ai qdo começam jogar bem diretoria vende, tinha que esperar, valorizar mais, ganhar titulos ai vender bem, caso de Rodrygo, Kaio Jorge. Santos precisa virar Saf pra segurar jogafores bons. Pra torcida não interessa de onde vem dinheiro, interessa time brigando de igual por títulos. Esse Rueda se mata pra pagar dividas que nunca tem fim e fica pegando jogadores meia boca, encostados como Luan, Camacho, Angulo, Carabajal,até quando vai isso
Bons tempos aqueles, agora só sabemos lutar contra rebaixamento.
Quando vamos ver um time bom como a quelé de 2010, acho que tá muito difícil infelizmente.😔😔