Aderlan não está nos planos da comissão técnica (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O Santos tem passado por incógnita na lateral-direita nesta temporada. Igor Vinicius e Mayke chegaram nessa janela do meio de ano e diante das opções, Aderlan tem ficado fora dos planos da comissão técnica. O jogador tem atuado nas atividades do dia a dia no CT Rei Pelé, mas não tem participado no treino de contato até pensando em evitar lesões, de olho em possíveis negociações.

JP Chermont também é outra opção para o técnico Cleber Xavier. Leo Godoy, que veio emprestado ao Athletico-PR e foi liberado, já chegou a titular na posição. O zagueiro Luisão e o lateral-esquerdo Escobar também já foram improvisados pelo lado direito.

Aderlan só tem apenas três jogos em 2025. Teve minutos diante do CRB, na Vila Belmiro, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil e contra o Red Bull Bragantino, também na Vila, e Ceará, Allianz, ambos pelo Brasileirão. Ele inclusive ‘reestreou’ após uma lesão de LCA sofrida no ano passado.

Pela carga após meses fora dos gramados, acabou até sentindo dores musculares da coxa direita e desde então não atuou mais. Inclusive o contrato do atleta finalizaria no fim de 2024, mas como sofreu a LCA, o clube é obrigado a renovar até a recuperação total e completa do jogador. O vínculo do lateral vai até dezembro e ele já pode assinar um pré-contrato.

Leia também: Pituca pode deixar o Santos e retornar ao futebol japonês; V-Varen Nagasaki fez proposta

Aderlan teve a lesão de LCA no joelho na vitória do Peixe sobre o Ituano por 2 a 0, na Vila Belmiro, pela 15ª rodada da Série B do Brasileiro, no dia 15 de julho do ano passado. Ele havia sido contratado pelo Alvinegro em janeiro. O lateral vai completar 35 anos neste mês de agosto.

Natural de Campina Grande (PB), Aderlan iniciou a carreira no Campinense. Ele teve passagens pelo Joinville, Treze, Itapipoca, Corinthians-AL, CSA, Santa Rita, Acadêmia de Coimbra, Luverdense, América-MG, Red Bull Brasil e Red Bull Bragantino, onde estava desde 2019 até o acerto com o Santos. Ao todo, são 19 duelos pelo clube.