Adonis Frías vinha sendo titular de Vojvoda até machucar (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O Santos teve novidades no departamento médico nesta quarta-feira (18), no CT Rei Pelé. Em recuperação de lesão muscular na panturrilha direita, o zagueiro Adonis Frías iniciou o trabalho de transição física no gramado.

A lesão de Frías foi diagnosticada em 5 de fevereiro de 2026, após o clássico contra o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. O defensor sentiu desconforto durante a partida e foi substituído no intervalo. Até então, vinha sendo titular sob o comando de Juan Pablo Vojvoda e havia atuado em todos os jogos do Paulistão 2026. Antes da lesão, somava sete partidas e 586 minutos em campo, estando entre os atletas com maior minutagem no elenco na temporada.

Há chance de que Frías fique à disposição para o confronto de domingo contra o Novorizontino, válido pelas quartas de final do Campeonato Paulista. A partida será disputada às 16h no estádio Jorge Ismael de Biasi, o Jorjão, em Novo Horizonte, e vale vaga na semifinal.

Já o meio-campista Zé Rafael iniciou a transição acompanhado pela fisioterapia. O jogador enfrenta um quadro de tendinite patelar no joelho esquerdo. No dia 7 de fevereiro de 2026, ele relatou piora nas dores após treinamentos, o que o afastou das partidas contra Noroeste e Velo Clube, pelo Paulistão, além do duelo diante do Athletico Paranaense, pelo Campeonato Brasileiro.

Em 2026, Zé Rafael participou de sete jogos pelo Santos, com um gol e uma assistência. O clube monitora a evolução clínica do meio-campista para definir quando ele poderá voltar a ser opção para a comissão técnica.