
Guilherme é visto por Ailton Lira como “herdeiro” nas faltas (Divulgação/Santos FC)
Destaque da primeira geração dos Meninos da Vila, campeã paulista de 1978, Ailton Lira tinha como principal arma a habilidade nas cobranças de falta, característica que hoje é ausente nos jogadores do Santos.
No que depender do eterno Menino da Vila, porém, essa história pode mudar em breve. Em entrevista ao canal do jornalista Ademir Quintino (AQTV) no YouTube, Lira se colocou à disposição para transformar o atacante Guilherme em seu sucessor.
“O Santos não tem um batedor de falta. Se eu ficar um mês lá, pegar o Guilherme que é o que parece que gosta de bater falta e passar o que eu sei, o que eu fiz na minha carreira, duvido que não vá fazer gol de falta direto”, apostou.
Segundo o ex-meia, para ter sucesso na missão, o camisa 11 do Peixe precisa fazer muito mais do que apenas ouvir seus conselhos e, para isso, será preciso dedicação e tempo.
“Tem uma técnica que o jogador vai fazer, repetir, treinar. Deixar ele treinar, pois se eu só falar não vai tirar proveito”, concluiu.
Guilherme tem gols importantes de falta
Embora não seja um especialista do “quilate” de Ailton Lira, o atacante Guilherme tem gols importantes de falta com a camisa do Santos. Em 2024, o jogador marcou belos gols em cobranças contra Paysandu e Mirassol.
Nesse ano, em jogo válido pelo Campeonato Paulista, o camisa 11 também balançou as redes em cobrança de falta diante do Palmeiras e, na comemoração, imitou Neymar, que estava perto de ser anunciado pelo Peixe.
Que o Santos convide nosso maestro a treinar nosso atacante…acho que vale a pena!!!
Ailton Lira foi um dos melhores cobradores de falta no Brasil em todos os tempos.
Era lindo de ver ele jogar, jogava com uma classe, lançamentos precisos, uma canhotinha de ouro.
Mas a reportagem se enganou, ele não era menino da Vila, ele veio da Caldense, de contra-peso na contatação do zagueiro Neto.
Entretanto fez parte da primeira geração dos meninos da Vila, sendo o maestro do time que tinha o ataque formado por Nilton Batata, Juari e João Paulo.
Nesse time ainda tinha um dos maiores santistas de todos os tempo, o Corró, Clodoaldo. Também tinha o Pita e alguns jovens comandados pelo falecido Chico Formiga.
Esse time encantou o Brasil.
Gente na boa em que mundo vocês estão na minha opinião guando você troca não tem essa de eterno menino da vila obs não sou fã do Neymar mas esse sim foi para fora votou para o resto e resto
Tal Gabriel esse dois lixo do flamengo tal de ganso tá mais pra galinha de Angola. Marcos Leonardo. Entre outros só perninha
A que se falar que o craque Ailton Lira, de quem sempre fui admirador, foi peça vital naquele time de Meninos da Vila comandado pelo saudoso Chico Formiga, mas quando veio da Caldense já era um profissional reconhecido.
Vi o Ailton lira jogar na vila que classe que precisão nos passes e falta na entrada da área pra ele era pênalti. Dava gosto de ver.
Eu gostava quando o Osmar santos narrava ia jogos do peixe eu no meu radinho de pilha, parecia que eu tava dentro do estádio, principalmente nos gols de falta , velhos tempos.
Ailton Lira também batia pebalty com maestria. Nem tomava distância, era gol certo…