
Lira tem quatro jogos pelo profissional do Santos (Foto: Raul Baretta / Santos FC)
O Santos considera Vinicius Lira a reposição interna para a saída de Souza, negociado recentemente com o Tottenham por 15 milhões de euros. Antes da transferência ser concretizada, o Diário do Peixe apurou com profissionais da base e do time principal que a possibilidade de venda já era tratada internamente, em parte pela existência de Lira como alternativa.
Dentro do clube há a leitura de que Lira reúne características consideradas adequadas para assumir a função e que poderiam suprir a perda de Souza. Diante da necessidade de receita para fluxo de caixa, o Santos avaliava que uma proposta satisfatória pelo lateral vendido não seria descartada, por entender que havia substituto imediato no elenco.
Após a transferência, Gonzalo Escobar iniciou as duas primeiras partidas da temporada como titular. Lira participou apenas dos minutos finais na derrota para o Palmeiras. A situação se explica pelo fato de que o lateral não realizou a pré-temporada com o elenco principal, pois estava inscrito na Copinha pelo Sub-20 e foi chamado para o profissional três dias antes da estreia no ano.
O Diário do Peixe também apurou que o Santos não pretende buscar um lateral-esquerdo no mercado neste momento. A decisão interna é manter Lira e Escobar como opções, além de considerar Rafael Gonzaga, do Sub-20, um nome possível para o decorrer da temporada.
Vinicius Lira não é novidade no ambiente profissional. Sua estreia ocorreu em 2025, no Estadual. Pelo Paulistão, participou de três partidas. No Brasileiro da mesma temporada, foi relacionado para o banco na derrota para o Bahia, em Salvador, e nas três últimas rodadas da Série A contra Sport, Juventude e Cruzeiro. Lira tem contrato com o Santos até março de 2028.
O lateral iniciou a formação no Palmeiras e chegou ao Santos em 2017. Desde então, passou pelas categorias de base e possui vínculo de fornecimento esportivo com a Adidas. Entre seus títulos estão: Dani Cup Sub-12 (2018), vice da Copa Votorantim Sub-15 (2022), Paulista Cup Sub-16 (2022), Copa Brasileirinho Sub-16 (2023) e Campeonato Paulista Sub-20 (2025).
Aposta nele colocando aos 42 minutos do segundo tempo em um jogo que o Escobar errou tudo desde o inicio?
Eu já disse outras vezes, o Santos é verdadeiro esquentador de marmita, ele o Santos esquenta quando tá no ponto vem outro e come, como é difícil fazer futebol sem R$ e com fama de caloteiro e acima de tudo com dirigentes que pensam pequeno, pode espera mais um ano sofrível pro torcedor Santista.
O Santos acabou , só resta o passado . O torcedor não tem mais o direito de ter um time competitivo, revela um jogador e vende , coisa para times pequenos , coisa que o Santos é hoje !!
E O PIOR DE TUDO, ESSE DINHEIRO VAI PRA PAGAR O PEDRO CAIXINHA, E O JOÃO BASSO. NAO VAI SOBRAR NADA PRO CLUBE, VAI CONTINUAR NA MESMA. QUANDO O MARCELO TEIXEIRA ENTROU NA PRESIDÊNCIA, O SANTOS DEVIA ALGO EM TORNO DE 300 MILHÕES, AGORA JA DEVE QUASE 1 BI.
ESTÃO GASTANDO O QUE NÃO TEM.
SAF JÁ, É A UNICA SOLUÇÃO.
Essa frescura de VINI. O nome dele é VINÍCIUS LIRA. Não vem com essas boiolagem não.
nossa, a boiolagem máxima de usar VINI ao invés de VINÍCIUS né, loucura…
parece que ao se chamar VINI ele automaticamente chupa 2 rolas por hora 🤯
já tomou os remédios hoje, vovô?
O que eu não entendo insistir com latauro diaz
É UM PROBLEMA CRONICO A MAIS DE 19 ANOS, VENDE OS BONS JOGADORES DA BASE PARA COMPRAR E PAGAR SALÁRIOS DE JOGADORES FRACOS TAIS COMO: Maike, Luizão Boca de Caçava, João Basso, Zé Ivaldo, Frias, Duarte, Escobar, Victor Hugo, Caballero, Billal, Lautaro Diaz.
Por isso que nunca briga por topo de tabela
Só precisa por o garoto pra jogar né? Esse jogo contra o Guarani seria uma boa para dar chance aos garotos.
Uai
Após dar mais um jogador,o Santos, irá fazer alguma besteira no mercado, enquanto isso gostaria de saber se o Botafogo, já pagou os doze milhões que deve ao clube
Tem que testar o lira no paulista , pra ver se ele terá condições de se manter , Escobar não dá mais , só raça , futebol tá longe de acontecer