Pelé, Pepe, Zito, Pita, Feitiço, Serginho Chulapa, Giovanni, Léo, Neymar. A lista de craques santistas é interminável. Além desses e outros ídolos eternos, milhares de jogadores tiveram a honra de vestir o manto sagrado do futebol.
São atletas que contribuíram com sua ‘técnica e disciplina’ e escreveram seus nomes na história do glorioso Alvinegro Praiano. Alguns outros a torcida não faz tanta questão de lembrar, mas a trajetória de absolutamente todos os jogadores que atuaram no Santos FC desde 1912 vai virar livro.
O Almanaque dos Craques, um pioneiro trabalho realizado durante décadas por membros da ASSOPHIS (Associação dos Pesquisadores e Historiadores do Santos FC), trará a ficha de mais de 1700 jogadores que construíram um dos clubes mais vitoriosos do esporte mundial.
“Em 2012 o Almanaque do Santos FC foi lançado pelo professor Guilherme Nascimento com as fichas técnicas de todos os jogos do Santos desde 1912. Nessa época alguns membros da ASSOPHIS já estavam pesquisando as fichas de cada jogador para ser uma espécie de conteúdo complementar. Mais de 1.400 fotos foram restauradas e digitalizadas neste processo. Será algo inédito não só no Brasil mas no mundo. O leitor vai poder saber em que posição cada está colocado no ranking de jogos e gols no geral, além de várias outras informações históricas. Nosso objetivo é poder abastecer o novo museu do Santos que será instalado na nova arena”, disse Marcelo L. Fernandes, um dos membros da ASSOPHIS.
O Almanaque dos Craques do Santos FC já está disponível para venda no link https://www.kickante.com.br/campanhas/livro-almanaque-dos-craques-do-santos-f-c. Para sair do papel o projeto precisa arrecadar R$ 55 mil e o interessado pode contribuir a partir de R$ 30,00. A Onze Cultural é a editora deste almanaque.
Deixar um comentário