Bernardo surgiu como promessa no Santos (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O meia Bernardo Paias está em transição física no profissional do Santos e está perto de retornar aos gramados. O Menino da Vila vive um ‘drama’ por sequência de lesões e busca superar a fase para ter chance no elenco principal. Neste ano, ele atuou em apenas três jogos pelo Sub-20: entrou na eliminação do Peixe na Copinha e entrou em dois jogos do Brasileirão.

Bernardo teve uma temporada de destaque com o Sub-17 em 2022 e vinha surgindo com expectativa no Peixe. Mas, no fim do ano retrasado, o cenário mudou quando ele teve uma lesão muscular de grau 2 na coxa. O garoto estava se recuperando para atuar na Copinha em janeiro de 2024 e já estava inscrito. No entanto, a situação se agravou dias antes da estreia e ele ficou de fora do torneio.

Em fevereiro, estava recuperado e atuou na Equality Cup, no Catar. Entrou em dois jogos, contra Shanghai Shenhua (China) e Zenit (Rússia). Depois, a temporada do Sub-20 começou pelo Paulista e Brasileiro. Pelo estadual atuou contra: Mauaense, Santo André, Jabaquara, Mauá e Santo André.

Já pelo Brasileiro diante de: Fortaleza, América-MG, Atlético-MG e Grêmio. Inclusive balançando as redes e dando assistência. Nesse período, chamou atenção do técnico Fábio Carille na época e estava treinando com o profissional. Foi inscrito na Série B e vivia expectativa de estreia, mas voltou novamente a sentir a lesão e buscou a reabilitação.

Ele se recuperou em agosto, mas precisava de minutagem e entrou no Sub-20: contra o Goiás pelo Brasileiro e diante do Red Bull Bragantino no Paulista, mas voltou a sentir nesse jogo contra o time de Bragança Paulista. Ele teve setembro, outubro e novembro para a recuperação e quando estava no estágio final, chegou a ser inscrito para a Copinha de janeiro deste ano.

No entando, em dezembro, dias antes da estreia, teve outra lesão muscular, dessa vez mais leve. A comissão técnica da categoria decidiu levar ele para a Copa São Paulo e ele ficou no banco. No entanto, precisou entrar diante da Ferroviária, em fase decisiva, mas o time acabou sendo eliminado.

Após a Copinha, ele voltou a fazer atividades com a fisioterapia buscando a melhor condição física. Em março, atuou em dois jogos pelo Brasileiro Sub-20 buscando ritmo de jogo contra o Botafogo e Atlético-MG. Como ele vinha bem, foi chamado para treinar com o principal e obteve uma carga maior no treino, em que novamente voltou a sentir e agora está em transição física.

Ou seja, faz um ano e quatro meses que Bernardo vive superando lesões. O Diário do Peixe ouviu de pessoas próximas que o problema não está na recuperação, mas sim na ‘parte final’, em que o clube estaria colocando mais carga do que o necessário e por isso os processos estariam sendo atropelados.

Enquanto isso, Bernardo Paias se sente chateado já que é o último ano de Sub-20 e ano que vem ‘estoura’ a idade para a base após a Copinha. A ideia é que ele possa se recuperar totalmente para seguir a carreira principal já que surgiu com tanta expectativa em uma função quase ‘extinta’ no futebol. Não como camisa 10 apenas, mas como um ‘todo campista’.

Leia também: Após coletiva de CEO, Jorge Sampaoli recusa proposta do Santos

HISTÓRICO

Bernardo é natural de Ribeirão Preto (SP) e nascido em 2005. Ele realizou testes no Santos aos 9 anos e ficou no clube até os 14 anos, depois teve uma curta passagem pelo São Paulo. O Menino da Vila retornou para a base do Peixe e começou a se destacar desde então. Ele tem vínculo até novembro de 2026.

No ano retrasado, o garoto tirou passaporte europeu e teve uma sondagem do Ajax (Holanda).

Veja os números de Bernardo na base do Santos:

  • 2015: 7 jogos pelo Paulista Sub-11
  • 2016: 1 gol em 7 jogos pelo Paulista Sub-11
  • 2017: 1 jogo pelo Paulista Sub-13
  • 2018: 15 jogos pelo Paulista Sub-13
  • 2019: 1 gol em 6 jogos pelo Paulista Sub-15
  • 2020: passagem pelo São Paulo com pandemia
  • 2021: 11 jogos pelo Paulista Sub-17
  • 2022: 6 gols em 19 jogos pelo Paulista Sub-17 | 5 gols em 12 jogos pelo Brasileiro Sub-17
  • 2023: 7 gols em 11 jogos pelo Paulista Sub-20 | 3 gols em 12 jogos pelo Brasileiro Sub-20 | 3 jogos pela Copa do Brasil Sub-20
  • 2024: 6 jogos pelo Paulista Sub-20 | 2 gols em 5 jogos pelo Brasileiro Sub-20
  • 2025: 1 jogo pela Copinha | 2 jogos pelo Brasileiro Sub-20