
Bernardo surgiu como promessa no Santos (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)
O meia Bernardo Paias está em transição física no profissional do Santos e está perto de retornar aos gramados. O Menino da Vila vive um ‘drama’ por sequência de lesões e busca superar a fase para ter chance no elenco principal. Neste ano, ele atuou em apenas três jogos pelo Sub-20: entrou na eliminação do Peixe na Copinha e entrou em dois jogos do Brasileirão.
Bernardo teve uma temporada de destaque com o Sub-17 em 2022 e vinha surgindo com expectativa no Peixe. Mas, no fim do ano retrasado, o cenário mudou quando ele teve uma lesão muscular de grau 2 na coxa. O garoto estava se recuperando para atuar na Copinha em janeiro de 2024 e já estava inscrito. No entanto, a situação se agravou dias antes da estreia e ele ficou de fora do torneio.
Em fevereiro, estava recuperado e atuou na Equality Cup, no Catar. Entrou em dois jogos, contra Shanghai Shenhua (China) e Zenit (Rússia). Depois, a temporada do Sub-20 começou pelo Paulista e Brasileiro. Pelo estadual atuou contra: Mauaense, Santo André, Jabaquara, Mauá e Santo André.
Já pelo Brasileiro diante de: Fortaleza, América-MG, Atlético-MG e Grêmio. Inclusive balançando as redes e dando assistência. Nesse período, chamou atenção do técnico Fábio Carille na época e estava treinando com o profissional. Foi inscrito na Série B e vivia expectativa de estreia, mas voltou novamente a sentir a lesão e buscou a reabilitação.
Ele se recuperou em agosto, mas precisava de minutagem e entrou no Sub-20: contra o Goiás pelo Brasileiro e diante do Red Bull Bragantino no Paulista, mas voltou a sentir nesse jogo contra o time de Bragança Paulista. Ele teve setembro, outubro e novembro para a recuperação e quando estava no estágio final, chegou a ser inscrito para a Copinha de janeiro deste ano.
No entando, em dezembro, dias antes da estreia, teve outra lesão muscular, dessa vez mais leve. A comissão técnica da categoria decidiu levar ele para a Copa São Paulo e ele ficou no banco. No entanto, precisou entrar diante da Ferroviária, em fase decisiva, mas o time acabou sendo eliminado.
Após a Copinha, ele voltou a fazer atividades com a fisioterapia buscando a melhor condição física. Em março, atuou em dois jogos pelo Brasileiro Sub-20 buscando ritmo de jogo contra o Botafogo e Atlético-MG. Como ele vinha bem, foi chamado para treinar com o principal e obteve uma carga maior no treino, em que novamente voltou a sentir e agora está em transição física.
Ou seja, faz um ano e quatro meses que Bernardo vive superando lesões. O Diário do Peixe ouviu de pessoas próximas que o problema não está na recuperação, mas sim na ‘parte final’, em que o clube estaria colocando mais carga do que o necessário e por isso os processos estariam sendo atropelados.
Enquanto isso, Bernardo Paias se sente chateado já que é o último ano de Sub-20 e ano que vem ‘estoura’ a idade para a base após a Copinha. A ideia é que ele possa se recuperar totalmente para seguir a carreira principal já que surgiu com tanta expectativa em uma função quase ‘extinta’ no futebol. Não como camisa 10 apenas, mas como um ‘todo campista’.
Leia também: Após coletiva de CEO, Jorge Sampaoli recusa proposta do Santos
HISTÓRICO
Bernardo é natural de Ribeirão Preto (SP) e nascido em 2005. Ele realizou testes no Santos aos 9 anos e ficou no clube até os 14 anos, depois teve uma curta passagem pelo São Paulo. O Menino da Vila retornou para a base do Peixe e começou a se destacar desde então. Ele tem vínculo até novembro de 2026.
No ano retrasado, o garoto tirou passaporte europeu e teve uma sondagem do Ajax (Holanda).
Veja os números de Bernardo na base do Santos:
- 2015: 7 jogos pelo Paulista Sub-11
- 2016: 1 gol em 7 jogos pelo Paulista Sub-11
- 2017: 1 jogo pelo Paulista Sub-13
- 2018: 15 jogos pelo Paulista Sub-13
- 2019: 1 gol em 6 jogos pelo Paulista Sub-15
- 2020: passagem pelo São Paulo com pandemia
- 2021: 11 jogos pelo Paulista Sub-17
- 2022: 6 gols em 19 jogos pelo Paulista Sub-17 | 5 gols em 12 jogos pelo Brasileiro Sub-17
- 2023: 7 gols em 11 jogos pelo Paulista Sub-20 | 3 gols em 12 jogos pelo Brasileiro Sub-20 | 3 jogos pela Copa do Brasil Sub-20
- 2024: 6 jogos pelo Paulista Sub-20 | 2 gols em 5 jogos pelo Brasileiro Sub-20
- 2025: 1 jogo pela Copinha | 2 jogos pelo Brasileiro Sub-20
Como pode 1 ano e 4 meses e 5 lesões musculares. Algo está errado. ???
Ótimo jogador,
Tem grande futuro, mas precisa estar 100% fisicamente.
Já escrevi aqui várias vezes, tenha o seu tratamento longe destes amadores que cuidam de lesões de jogadores no Santos.
Está aí a prova que eles não recuperam ninguém.
Pena bom jogador, mais se continua no departamento médico do Santos, vai completar 30anos e continuar tendo lesões.
O que escrevi de errado?
Vai tomar no cu.
Não seria hora de fazer uma reflexão sobre a qualidade deste DM do Santos??
Já passou da hora,eles não recuperam ninguém.
O Bernardo é a prova que eles são amadores no máximo enfermeiros práticos.
Grande promessa, talvez a maior nesse momento atual do Santos, é o armador a “moda antuga” que não se forma mais no Brasil, temos ido buscar fora, esse departamento médico do Santos precisa ser analisado, não récuoera ninguém, estou até com medo do Zé Rafael não se recuperar também.
Esse menino é um talento.