Deivid Washington tem 90 minutos no retorno ao Santos (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O Chelsea (Inglaterra) emprestou o atacante Deivid Washington ao Santos até o fim da temporada, mas pode pedir a volta do centroavante no meio do ano. Uma cláusula no contrato permite a ‘devolução’ do jogador ao time inglês em junho, quando é o início da temporada europeia, e precisa de um acordo entre os clubes.

Com pouco minutagem no Peixe, o Menino da Vila abriu mão de outras propostas internacionais e até do Brasil para atuar no time do coração e jogar ao lado de Neymar. Anunciado no dia 20 de fevereiro, Deivid tem apenas cinco jogos e somando 90 minutos. Ele ‘reestreou’ atuando em seis minutos na eliminação santista no Paulistão contra o Corinthians.

No Brasileiro, jogou um tempo inteiro contra o Fluminense e entrou diante do Vasco, Bahia e do São Paulo. Além disso, entrou no intervalo e marcou no amistoso contra o Coritiba, no Couto Pereira, em março. A ideia do empréstimo do Chelsea foi para que o atleta ganhasse minutagem, mas não tem acontecido como esperavam.

Leia também: Impasse com multa de Pedro Caixinha pode impedir Santos de registrar novo treinador na CBF

Antes de chegar ao Alvinegro, conquistou o título do Sul-Americano Sub-20 com a Seleção, na Venezuela. No fim de janeiro, os representantes de Deivid conseguiram a liberação no clube inglês. O Santos venceu a concorrência de Palmeiras, Botafogo e Atlético-MG, além de outros europeus.

A vontade do garoto pesou muito para que os ingleses liberassem o empréstimo ao Peixe. A princípio, a prioridade do Chelsea era um negócio para a Europa enquanto Deivid já afirmava que a prioridade era o retorno ao Alvinegro. A diretoria santista estava insistido pelo centroavante desde o fim de dezembro. O presidente Marcelo Teixeira estava ‘doido’ para repatriar o atleta.

Deivid Washintgon foi revelado pelo próprio Santos e vendido ao Chelsea em agosto de 2023. A oferta foi de 15 milhões de euros em pagamento fixo, além de 5 milhões de euros em bônus por metas cumpridas. O clube detinha 70% dos direitos do atleta. O Monaco (França) tinha preferência da compra e igualou a oferta do Chelsea, mas atacante preferiu o futebol inglês.

Pelo Santos, Deivid Washintgon estreou na equipe profissional em 2023 e somou 16 partidas e dois gols marcados. Agora, ao todo, são três gols em 22 confrontos.