
Cleber Xavier vence segundo jogos seguido e espanta pressão (Foto: Raul Baretta / Santos FC)
O técnico Cleber Xavier detalhou, após a vitória do Santos por 2 a 1 sobre o Cruzeiro neste domingo (10), no Mineirão, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, as estratégias e ajustes que levaram o time à virada no segundo tempo. O treinador admitiu que a equipe não fez um bom primeiro tempo e precisou alterar o posicionamento de vários jogadores para mudar o cenário da partida.
“A gente sempre fala que não joga sozinho, a gente joga contra alguém. E a gente fez um primeiro tempo abaixo, tentamos corrigir algumas situações que nos fizeram ficar abaixo. A troca que eu fiz do Guilherme com o Barreal, tentando trabalhar o Guilherme no seu lado melhor e o Barreal para segurar um pouco mais a bola junto com o Rollheiser, não funcionou. Tentamos trazer o Neymar e o Rollheiser um pouco mais para trás para segurar essa bola e sair, mas o Cruzeiro fez uma marcação muito forte, característica deles, e saiu em transição. Eles não deixavam a gente respirar, criaram muitos escanteios e, em um deles, aproveitaram para fazer o gol”, disse Cleber.
Com as mudanças iniciais sem efeito, o treinador decidiu reformular o ataque para o segundo tempo. “Partimos para uma outra ideia: ter Caballero e Guilherme pelos lados, atacando profundidade, e o Tiquinho sustentando no pivô. Com o Tiquinho segurando a bola, dois jogadores rápidos pelos lados e o Neymar articulando por dentro, conseguimos ajustar. A entrada do Zé no lugar do Rincón, que já tinha amarelo, também foi importante para termos meio-campistas mais agressivos e com mais pegada”, explicou.
Cleber também destacou a participação dos laterais, que, segundo ele, cresceram na etapa final. “O Souza e o Mayke não fizeram um bom primeiro tempo, mas no segundo melhoraram. O Mayke ficou mais defensivo e o Souza, com a característica mais agressiva, subiu mais. Conseguimos posicionar melhor o time, criamos grandes chances, fizemos dois gols e poderíamos ter feito mais um ou dois”, concluiu.
Com o resultado, o Santos chegou a 21 pontos e abriu cinco de vantagem sobre o Vasco, primeiro time dentro da zona de rebaixamento e próximo adversário do Peixe, no domingo (17), às 16h, no Morumbis.
Novo pofexô
Essa vitória não pode mascarar o péssimo trabalho desse chamado treinador. O Santos faz um campeonato muito abaixo do que realmente pode render. No primeiro tempo foi um massacre, o time não passava do meio campo, o Cruzeiro finalizou 10 vezes e o Brasão mais uma vez salvou o time. No segundo tempo ele arrumou o sistema de marcação e ficamos uma pouca mais com a bola e aproveitamos as chances que tivemos. Ainda precisamos de um treinador de verdade.
O cara foi foda !!!
Quero ver agora falar em Sampaio.. ..
Clube com pessoas amadoras no comando é ruim….
VAMOS SER HONESTOS,O TÉCNICO ESTAGIÁRIO LIQUIDOU OS DOIS LÍDER DA COMPETIÇÃO,E ÁGORA..
O técnico Cleiton Xavier deu um no tático no Cruzeiro no segundo tempo!!!!
Deixa o no comando do Santos o Cleber Xavier, com diz um grande treinador “o time está numa crescente “.
Vitória ok, mas porque o santos não consegue ter padrão de jogo , erra muito tecnicamente, muitos passes errados , primeiro tempo foi horrível, poderíamos já ter perdido o jogo , treina a semana toda e esse treinador tem muita dificuldade pra corrigir, tem que conseguir da sequência nas vitórias, pra tirar o time dessa situação ruim, que ainda estamos
Poderia ter tomado de 5 só no primeiro tempo……A vitória foi um milagre de dia dos pais.
FORA CLEBER HORRIVEL DO KRL, voce não é técnico, não adianta nada ganhar esse jogo desse timinho fraco do cruzeiro. Vai la e perde pro inter horrivel em casa e pro mirassol. Técnico mediocre. FORA ESTAGIARIO