Cleber Xavier explica uso de Thaciano contra o Mirassol após pergunta de Neymar

Thaciano entrou no segundo tempo de Mirassol e Santos (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O técnico Cleber Xavier comentou, em entrevista ao canal De Olho No Peixe, sobre o posicionamento de Thaciano na derrota por 3 a 0 do Santos para o Mirassol, no último sábado (19), pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. A atuação do meio-campista gerou dúvidas durante a partida, inclusive do próprio Neymar, que foi flagrado pelas câmeras perguntando: “O Thaciano está jogando de quê?”

Cleber revelou que a entrada de Thaciano foi pensada para ocupar a faixa esquerda do ataque, substituindo Guilherme, que atuava aberto pelo setor. Segundo o treinador, a escolha foi motivada por uma tentativa de dar mais energia ao time, utilizando um jogador mais descansado, com capacidade física e intensidade na marcação.

”Eu lembro da questão pelo que o Neymar me perguntou no jogo, não por algo que vi na internet. Aquilo foi uma conversa entre nós. Eu, sinceramente, não tenho visto, não tenho assistido. Sobre o Thaciano: quando conversamos para rever a situação dele e tentar aproveitá-lo de uma maneira melhor, entendemos que ele se sentia mais à vontade atuando como falso 9 ou pelo lado esquerdo, e não mais pelo lado direito. A partir disso, passamos a trabalhar ele nessas funções, sempre mais por dentro ou pelo lado esquerdo, nunca mais como ponta direita”, iniciou.

Cleber também citou o desempenho recente do jogador nos treinos como um dos fatores que influenciaram na decisão. Ele lembrou que, no jogo contra o Fortaleza, Thaciano havia sido importante entrando por dentro e depois sendo deslocado para o lado, participando da jogada do terceiro gol. No entanto, o técnico reconheceu que a atuação da equipe diante do Mirassol ficou abaixo do esperado.

“Ele vinha fazendo ótimos treinos até a utilização no jogo. Por isso decidi escalá-lo. A ideia era colocar um jogador mais descansado, que nos trouxesse mais energia e força em campo. No jogo contra o Fortaleza, inclusive, usei o Thaciano um pouco por dentro e depois precisei trazê-lo para o lado direito. Foi dali, com a energia e a marcação forte que ele fez, que conseguimos o terceiro gol em um contra-ataque”, afirmou Cleber.

”A minha ideia para o jogo contra o Mirassol era justamente essa: fortalecer a marcação pelo lado esquerdo da defesa, onde o adversário vinha nos pressionando, e explorar a transição ofensiva com qualidade, algo que o Thaciano tem, além do cabeceio. Mas ele acabou não fazendo um bom jogo – assim como os outros jogadores também não fizeram. Na verdade, foi a nossa atuação mais fraca desde que estou à frente do Santos. Talvez só o Brazão tenha feito um grande jogo. Já tivemos empates ou derrotas em que merecíamos mais. Dessa vez, não: o Mirassol foi superior e venceu com justiça”, concluiu.

Com a derrota, o Santos voltou a figurar na zona de rebaixamento do Brasileirão. O próximo compromisso da equipe será na quarta-feira (24), às 21h30, contra o Internacional, na Vila Belmiro, pela 16ª rodada da Série A.