
João Basso vem de três partidas consecutivas como titular (Foto: Raul Baretta / Santos FC)
O técnico Cleber Xavier abordou neste domingo (29), durante participação no programa Domingo Esportivo, a disputa por posição no setor defensivo do Santos. A fala veio em meio à retomada dos treinamentos da equipe durante a intertemporada e tratou principalmente dos momentos de Gil, Luan Peres, João Basso e Zé Ivaldo.
Segundo Cleber, Gil perdeu a titularidade não apenas por uma atuação ruim contra o CRB, mas por uma escolha estratégica em meio ao desgaste físico e mental do elenco. O treinador explicou que optou por mudanças pontuais diante do Grêmio e que gostou do desempenho da nova formação.
“Gil faz o jogo contra o CRB, não vai bem, e não tirei do time por isso contra o Grêmio. Fiz modificações por um time mais descansado lá. Jogamos quinta, cansaço físico e mental. Mudei. E com a mudança, gostei do Luan naquele jogo. Resolvi manter. Era Luan e Zé Ivaldo”, explicou.
Cleber também comentou uma ausência de Gil nos treinos, motivada por um problema particular. O defensor, de 37 anos, já voltou ao elenco e foi cobrado pela comissão técnica para se entregar à busca pela titularidade. “Gil com problema particular, conheço há muito tempo. Dei essa liberdade para resolver. Na volta, se apresentou dizendo que está tudo resolvido e que está à disposição. Falei que quero o Gil entregue, líder, que briga pela retomada de posição. Espero que sim [ter até o fim do ano]”, completou o treinador.
O comandante do Peixe aproveitou para destacar o momento atual de João Basso e Luan Peres, que vêm sendo utilizados como dupla titular nos treinos e agradaram nos últimos compromissos da equipe antes da pausa.
“Se tem jogo amanhã, meus dois zagueiros são João Basso e Luan Peres. Foram muito bem nos últimos jogos e gostaria de dar oportunidade”, afirmou Cleber.
O Santos segue sua preparação para a retomada do Campeonato Brasileiro. O próximo jogo será contra o Palmeiras, em data ainda a ser confirmada. Depois, o Peixe recebe o Flamengo, na Vila Belmiro, no dia 16 de julho, pela 14ª rodada da competição.
Edson em 30/06/2025 15:17
Nenhum de nossos zagueiros passa total confiança nesse momento, portanto vamos confiar nas escolhas do Cleber que acompanha os treinamentos no dia a dia. No retorno ja’ teremos um ótimo teste para quem for escolhido justificar a escolha…
Misa_Santos em 30/06/2025 19:57
É so comigo que os comentários não aparecem pra todas as matérias?????
Já que nessa matéria, apareceu oportunidade para comentar.....
Precisamos contratar pelo menos 1 zagueiro de VERDADE que transmita segurança na ZAGA e para o goleiro......porque a nossa zaga atual.....é só emoção....