Cléber Xavier foi apresentado como novo treinador do Santos (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

Em sua primeira entrevista coletiva pelo Santos, na tarde desta quarta-feira (30), o treinador Cléber Xavier falou sobre os cuidados com a condição física dos jogadores e o alto número de lesões musculares registradas pelo clube em 2025.

Cléber explicou que as lesões não se resumem apenas ao número de jogadores indisponíveis. Segundo ele, o desgaste acumulado também compromete a sequência de boas atuações dos atletas. Ele ressaltou que a prevenção é uma preocupação constante no futebol, mas nem sempre é possível evitar os problemas físicos, mesmo com todos os cuidados.

“Eu falo que às vezes não é 11, 12, 13, eu tenho contato com mais atletas que às vezes não conseguem fazer com que o jogador consiga repetir uma atuação de um jogo para outro pelo desgaste que o time teve, porque eles não são iguais e o Fábio sempre diz que é um profissional que respeita muito a questão de não ter como não lesionar o esporte ele leva isso, o futebol leva isso, mesmo que tu tenha o máximo de cuidado.”

O treinador também afirmou que ainda não conversou diretamente com o preparador físico Fábio Mahseredjian sobre as lesões. Segundo ele, uma primeira reunião com o núcleo de saúde abordou aspectos gerais, e os próximos encontros devem servir para aprofundar os detalhes do planejamento físico do elenco.

“Não, respondendo a outra pergunta, não falei com o Fábio, porque a gente fez uma primeira reunião com o departamento falando sobre todos os aspectos, que é clínico, físico e algumas outras questões e depois a gente dividiu o Fábio junto com o Departamento de Saúde e Performance foi conversar sobre esse aspecto e eu fui conversar sobre a parte só focada nos atletas que estavam expulsando para o jogo Então eu não conversei com eles nisso, com eles sobre isso, a gente vai decorrer da semana quando tiver mais tempo acertando esses detalhes.”

O Santos anunciou oficialmente a contratação de Cléber Xavier na última segunda-feira (28). Ele foi auxiliar de Tite pelos últimos 24 anos e inicia sua primeira experiência como técnico principal. O clube tem enfrentado uma série de lesões musculares em 2025 — até o momento, foram 13 casos, entre edemas, lombalgias, tendinopatias e inflamações. O coordenador do núcleo de saúde é Rodrigo Zogaib, enquanto a preparação física é liderada por Túlio Flores. Fabio Mahseredjian chegou junto com Cléber para reforçar o departamento.