
Neymar atuou em 12 jogos pelo Santos na temporada (Foto: Raul Baretta / Santos FC)
O técnico Cleber Xavier comentou neste domingo (29) sobre a situação física e técnica de Neymar no Santos. Durante participação no programa Domingo Esportivo, o treinador destacou a evolução do camisa 10 nos treinos e projetou as funções táticas que o jogador poderá exercer após a pausa do Campeonato Brasileiro.
Neymar voltou das férias bem fisicamente, participou normalmente dos treinos e deve estar em boas condições para o clássico contra o Palmeiras, previsto entre os dias 13-15 de julho. Antes da pausa, ele já havia retomado ritmo de jogo e, mesmo programado para atuar apenas por 45 minutos contra o Botafogo, acabou ficando em campo até ser expulso no segundo tempo.
“Participou bem de todas as sessões de treino. Serão uns 20 treinos até o jogo contra o Palmeiras, possivelmente no dia 13, e ele estará em boas condições. Voltou bem, está feliz. Já havia jogado antes da pausa. Ele faria 45 minutos contra o Botafogo só, foi levando, foi além, pena que aconteceu a expulsão”, afirmou.
Durante os treinamentos no CT Rei Pelé, o treinador busca alternativas para montar o setor ofensivo sem Rollheiser, suspenso, e com Neymar como peça central. Cleber citou que o camisa 10 pode atuar como falso 9, segundo atacante ou até mesmo como um armador central, dependendo da necessidade de cada jogo.
“Ele [de falso 9] é uma das maneiras, ele de segundo atacante, atrás de um 9. Vou trabalhar nesse período até o jogo do Palmeiras, jogo a jogo. Não terá o Rollheiser, o parceiro dele, e vou buscar essa possibilidade para parceiro dele. Pode ser Tiquinho ou o Deivid”, continuou Cléber.
Segundo o técnico, Neymar tem capacidade de ocupar múltiplas funções ofensivas por conta de suas características técnicas e inteligência em campo. Ele pode começar jogando pelas pontas, como no início da carreira, ou por dentro, função em que tem atuado com frequência nos últimos anos.
“Segundo atacante seria esse armador mesmo, ele não apenas arma, ele é o arco e a flecha. Com infiltração, organização por trás, assistência e gol. Ele começou pelo lado, muita qualidade, e faz um bom tempo que joga por dentro. Pode muito bem jogar nas duas funções”, concluiu.
Neymar soma até agora 12 jogos pelo Santos desde o retorno em janeiro, com três gols e três assistências. Ele renovou seu contrato com o clube até o final desta temporada e vem se preparando para manter a regularidade física. Após enfrentar duas lesões na coxa e um longo período de recuperação, voltou aos gramados antes da pausa e agora busca sequência.
O Santos iniciou na sexta-feira (27) a programação da intertemporada com treinos em dois períodos e seguirá com esse cronograma em alguns dias. O time volta a campo contra o Palmeiras, em data ainda a ser confirmada pela CBF, e depois enfrenta o Flamengo no dia 16 de julho, às 21h30, em casa, pela 14ª rodada do Brasileirão.