Cleber Xavier prepara o Santos para segunda parte da temporada (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O técnico Cleber Xavier trata com seriedade o amistoso do Santos diante da Desportiva Ferroviária, nesta quinta-feira (10), pela Vitória Cup, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica. Sem jogos oficiais desde a vitória sobre o Fortaleza, em meados de junho, o Peixe teve o duelo contra o Palmeiras adiado pela CBF e viu na partida uma oportunidade de ganhar ritmo competitivo.

“Muito importante [o amistoso]. Ficamos sem o jogo do Palmeiras, então encontramos um bom adversário para não ficar um tempo muito prolongado. Vamos fazer um jogo de preparação, oportunizar duas equipes. A principal e a equipe que tem como objetivo o crescimento de alguns atletas”, explicou o treinador.

Cleber pretende usar o amistoso também como um momento de observação e ajustes, principalmente na parte ofensiva. O comandante santista vê a equipe mais sólida defensivamente, mas ainda em construção no ataque.

“Importante o equilíbrio físico, principalmente, e ajustes táticos. Menos na defesa, mais no ataque. Conexões, profundidade, posse, para sermos mais efetivos e criativos no ataque”, pontuou.

Além do aspecto tático e físico, o técnico também valorizou a presença de Neymar, que volta a campo após cumprir suspensão no último jogo do Brasileirão. Cleber enxerga o camisa 10 como uma figura essencial dentro e fora de campo.

“A importância do Neymar é grande e para o torcedor brasileiro e do mundo pela grandeza do atleta”, afirmou.

O duelo diante da Desportiva serve como o último teste antes da retomada do Campeonato Brasileiro. O Santos volta a jogar oficialmente no dia 16 de julho, contra o Flamengo, às 20h, na Vila Belmiro, pela 14ª rodada.