
Neymar tem seis participações em gols em nove jogos pelo Santos (Foto: Raul Baretta / Santos FC)
O Santos está próximo de acertar a renovação do contrato de Neymar. O vínculo atual do atacante vai até o fim de junho, mas as conversas entre o presidente Marcelo Teixeira e os representantes do jogador evoluíram nos últimos dias, e um acordo está bem encaminhado. Há a possibilidade de extensão até a Copa do Mundo de 2026, mas a tendência é que o novo contrato vá até o fim do mesmo ano.
A permanência de Neymar faz parte do planejamento da diretoria para o segundo semestre. O clube aposta na pausa do calendário nacional durante o Mundial de Clubes da FIFA, em junho, como período fundamental para reorganizar o elenco e buscar reforços. Internamente, a avaliação é de que será necessário contratar, com prioridade para o setor defensivo, além de implementar mudanças estruturais no departamento de futebol.
Neymar, de 33 anos, voltou ao Santos em janeiro após rescindir contrato com o Al Hilal. Desde o retorno, disputou novo jogos, com três gols e três assistências. Ele está fora desde 17 de abril, quando sofreu uma lesão na coxa esquerda na vitória por 2 a 0 contra o Atlético-MG. Foi a segunda lesão muscular em sequência, o que o fez deixar o campo chorando.
Desde aquela vitória, o time não voltou a vencer. São cinco partidas seguidas sem triunfos. Nos últimos nove compromissos, apenas uma vitória foi registrada. O Santos também não venceu nenhuma vez sem Neymar em campo neste ano. O último resultado positivo sem o camisa 10 foi em 1º de fevereiro, por 3 a 1, sobre o São Paulo, pelo Paulistão. Já são mais de 100 dias sem vitória sem o atacante.
A permanência de Neymar também influencia em mudanças internas. A comissão técnica pediu a contratação de profissionais para retomar o departamento de psicologia, que está desativado desde o início do ano. O pai do jogador, por sua vez, manifestou interesse em ajudar na modernização do departamento médico, com foco na prevenção de lesões, principalmente as musculares, que têm sido recorrentes.

Pai de Neymar esteve presente no CT Rei Pelé na manhã desta quinta-feira (Foto: Raul Baretta / Santos FC)
Neymar, que antes dividia os treinos entre o clube e a própria casa, agora realiza atividades apenas no CT Rei Pelé, em dois períodos. A previsão inicial era que ele voltasse a campo em 28 de maio, em amistoso contra o RB Leipzig. No entanto, a recuperação evolui bem, e o retorno pode acontecer já no dia 21, contra o CRB, no jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. No confronto de ida, na Vila Belmiro, houve empate por 1 a 1.
O Santos ocupa atualmente a 19ª colocação no Campeonato Brasileiro, com cinco pontos em oito rodadas. A diretoria entende que o momento exige reestruturação e vê na permanência de Neymar uma peça central para o projeto do segundo semestre.