
Sampaoli ainda não definiu se fica no Santos em 2020 (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)
O Campeonato Brasileiro está chegando ao fim e o futuro do treinador Jorge Sampaoli continua incerto. Aguardando a reunião com o superintendente de futebol, Paulo Autuori, o técnico sabe das dificuldades que o Santos terá em 2020 e revelou que não conversa com o presidente, José Carlos Peres, há cinco meses.
“Tive um adiantamento com a postura do Santos pelo diretor esportivo e finanças. Apresentaram muita dificuldade para 2020. Não falo com o presidente há cinco meses, falo mais com Autuori. O conjunto tem que ser reforçado pela realidade esportiva, mas é preciso vender por causa da realidade econômica do clube, então o projeto 2020 será diferente do que pensamos. Não tenho claro se há alguma estratégia para buscar possibilidades para isso mudar. Se não mudar e tivermos que diminuir o elenco para buscarmos títulos, é enganar a torcida”, explicou Sampaoli, que deve ter reunião com Autuori sobre o planejamento para o próximo ano no decorrer desta semana.
“Sobre 2020 e planejamento, antes do clássico adiamos reunião com o Paulo Autuori. Para ele manifestar seu ponto de vista e eu o meu, analisando o ano para saber se há possibilidade de estarmos juntos no projeto do Santos 2020. Devemos ter a reunião na próxima semana. Ideia é se classificar para a Libertadores, objetivo importante para o clube e a cidade. Veremos se essa semana teremos reunião para ver algo”.
O Santos já está garantido na pré-Libertadores e, com mais uma vitória, a equipe conquista a vaga direta para a fase de grupos da competição continental. O próximo compromisso do clube é contra o Cruzeiro, sábado, na Vila Belmiro, jogo da 34ª rodada do Brasileirão agendado para às 21h.
Está ficando claro que o Sampaoli não vai ficar. O próprio Autuori dá indícios de que vai puxar o carro. Quanto a essa reunião, não deve trazer nada de novo para ambos. O Sampaoli vai pedir reforços para 2020 e o Autuori vai falar que, além de não ter dinheiro para reforçar a equipe, ainda vai precisar vender (deve vender o Verissimo, perder o Gustavo Henrique e devolver o Jorge). O Sampaoli fala que sem reforços, é enganar a torcida. O Autuori já disse que AGORA só se fala a verdade, dando a entender que quando trouxeram o Sampaoli, o argentino não foi informado da situação do clube. Daí é fácil entender porque o presidente não encara o Sampaoli há cinco meses. Apesar de todas as invenções do técnico argentino, esse foi o grande acerto do Peres. O Sampaoli deu espaço na mídia para o Santos FC e fez o time voltar a ser respeitado, jogando com intensidade, no ataque. Se houve erros nas indicações de jogadores por parte do Sampaoli, a culpa pelas contratações foi do Peres, que centralizou as negociações e deveria ter feito uma boa avaliação antes de gastar os recursos em Bryan Ruiz, Cueva e Uribe. O presidente não pode se omitir nessa questão e simplesmente falar que as bombas foram pedidos do técnico. Afinal, todo mundo (menos o Peres) sabia que o Cueva era isso aí. Se vier outro técnico e pedir mais jogadores do nível de Felipe Cardoso, Bryan Ruiz, Cueva, Aguilar, Uribe, o presidente vai trazer, sem analisar e depois vai falar que a culpa é do novo técnico? E se conseguir vender o Soteldo por uma boa grana, o presidente vai falar que o mérito será todo do Sampaoli?