Jair Ventura precisa de uma vitória convincente para se manter no cargo (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos enfrenta o Fluminense nesta quarta-feira, às 19h, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, em jogo válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apenas o 16º colocado da competição, com 10 pontos (e um jogo a menos), o Peixe é o primeiro fora da zona do rebaixamento e precisa da vitória para não entrar na degola, já que Atlético-PR, Bahia e Paraná têm apenas um ponto a menos que o alvinegro.

A principal dúvida do Santos é o atacante Rodrygo. A joia santista não viajou com o restante do elenco na última terça-feira a pedido de seu estafe. Ele ficou em Santos para assinar contrato com o Real Madrid, porém, na reunião do Comitê Gestor os mandatários santista decidiram fazer alguns outros pedidos ao time da Espanha, o que atrasou a assinatura. O atacante só atuará se já tiver assinado o vínculo, por medo de que uma lesão possa melar o negócio.

Se a negociação não estiver concretizada e Rodrygo não viajar, o meia Léo Cittadini, deve ser o escolhido para a vaga do camisa 43. O jogador chegou a treinar aberto nas últimas semanas e deve cair pela direita principalmente quando o time tiver a posse da bola.

Se por um lado Rodrygo é um grande desfalque, Jair Ventura tem um grande retorno: Bruno Henrique iniciará uma partida apenas pela segunda vez na temporada. O camisa 11 entrou no intervalo do último jogo e, diante da lesão de Eduardo Sasha, foi o escolhido para começar jogando, mesmo com a dúvida se o jogador irá suportar os 90 minutos.

A partida é crucial para Jair Ventura seguir no comando do Santos. O Comitê de Gestão já tem um nova reunião marcada para esta quinta-feira, na qual irão avaliar o semestre do Peixe. Vários membros estão insatisfeitos com o desempenho do time e o aproveitamento do treinador, que poder cair mesmo em caso de vitória.

Sem Lucas Veríssimo, suspenso após o cartão vermelho contra o Internacional, Gustavo Henrique ficará com a vaga de titular. O capitão Renato foi poupado do último treinamento e chegou a se cogitar poupar o atleta e colocar Léo Cittadini no meio, porém, com a ausência de Rodrygo, Renato deve aparecer como titular.

FLUMINENSE X SANTOS

Campeonato Brasileiro – 12ª Rodada
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro
Horário: 19h

Transmissão: Sportv (menos RJ) e Premiere
Arbitragem: Rafael Traci-PR

SANTOS
Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Gustavo Henrique e Dodô; Diego Pituca, Renato (Rodrygo), Léo Cittadini e Jean Mota; Bruno Henrique e Gabriel. Técnico: Jair Ventura.

FLUMINENSE
ulio Cesar; Gilberto (Léo), Gum, Luan Peres, Renato Chaves e Ayrton Lucas;  Jadson, Douglas, Sornoza e Richard; Robinho (Pablo Dyego) e Pedro. Técnico: Abel Braga.