
Guilherme foi o artilheiro do Santos na temporada de 2025 (Foto: Raul Baretta / Santos FC)
O atacante Guilherme caminha para deixar o Santos ao fim da temporada. Com propostas de clubes da MLS, o jogador e o clube avaliam uma negociação nos próximos dias, e o destino mais provável é o futebol dos Estados Unidos. A saída é vista internamente como um movimento natural, após um ciclo considerado encerrado pelas duas partes.
A decisão de uma possível saída não é recente. O tema passou a ser tratado internamente desde o episódio em que torcedores invadiram o CT Rei Pelé e fizeram ameaças ao jogador, momento que levou Guilherme a cogitar deixar o clube. Após conversa com Juan Pablo Vojvoda, recém-chegado à época, o atacante foi convencido a manter o foco até o fim do Brasileirão. Mesmo assim, jogador e diretoria já discutiam a possibilidade de uma transferência ao término da competição.
Vojvoda aprecia a disciplina tática e a entrega de Guilherme e gostaria de contar com o atleta em 2026. Ainda assim, o entendimento interno é de que o ciclo do jogador no clube chegou ao fim. Com contrato válido até dezembro de 2026, o Santos avalia a negociação imediata para evitar que o atacante assine um pré-contrato no meio da próxima temporada.
Além do exterior, clubes como São Paulo e Atlético-MG teriam interesse em contar com o atacante no mercado nacional, porém, para o Peixe e também para o atleta seria financeiramente mais viável uma negociação para fora.
Uma nova rodada de conversas entre clube, jogador e representantes deve ocorrer nos próximos dias para avançar nos detalhes. Guilherme, por sua vez, está decidido a seguir novos caminhos na carreira.
No Campeonato Brasileiro, Guilherme atuou em 32 das 38 partidas, marcou quatro gols e deu sete assistências. Apesar do desgaste com a torcida ao longo do ano, terminou a competição como titular e foi decisivo na reta final, com cinco assistências nos últimos quatro jogos. Na temporada inteira, somou 48 partidas, com 14 gols e nove passes decisivos. Os números despertaram o interesse do mercado externo.
Ao todo, em sua passagem pelo Santos, disputou 95 jogos, marcou 28 gols e distribuiu 19 assistências.
Já vai tarde, tem mais gente aí que tem que sair também se a diretoria quiser montar um time competitivo. Muito perna de pau que só envergonha o nome do Santos.
Guilherme sempre foi um jogador dedicado e que honrou a camisa do Santos. Não é um gênio do futebol, mas nunca lhe faltou empenho, dedicação e respeito ao Santos e à sua torcida. Nem sempre jogou bem, mas não merecia metade das críticas que sofreu. Sai pela porta da frente. Para onde for, desejo-lhe sucesso
Fato!!!
Guilherme não e fenomenal,as enquanto vestiu a camisa do Santos, honrou com muita dedicação, ajudou muito na marcação, jogador muito esforçado, se sair vai ser pela porta da frente, sucesso e que você seja feliz, mas não esqueça do Santos porque a maioria da torcida reconhece a sua dedicação que você sempre teve com o Santos.
Correto!! Paulo Cruz.
Cara a torcida é burra pra krl, esse bagre afundou o clube, tem video de 5 minutos dele errando gol, eliminou o clube da cdb, tmnc, ele sai pela porta do fundo isso sim. VAZA
Jogador leal com o Santos Futebol Clube…as vezes, a torcida mais atrapalha do que ajuda o Clube.
Poisé… 1/3 do que o tiquinho ganha, ate a metade do ano teve que jogar e correr por 3 no time pq só tinha jogador morto no time..
Com o salario que paga pra ele nao consegue alguem que fez metade do que o Guilherme faz.
Torcida vendida jamais iram criticar as porcarias que a gestao empilhou… tiquinho.. taciano, bilal, caballero, mayke… tudo lixo com mais de dois anos de contratos ainda com o santos sendo Mayke, thaciano e tiquinho se juntar da mais 3M de salario.
guilherme ganha entre 600 a 700 mil, falou bosta
320 mil.. é só dar um google..
Morar na terra do Mickey Mouse até eu que sou mais besta quero, mas ficar jogando em um lugar de futebol fraquíssimo não é negócio pra carreira.
Gosto dele jogou muito o ano passado e neste ano sempre se dedicou ele e o Chermont apanham muito da torcida, por isto hoje temos de atuar Myke e Lautaro, a torcida as vezes cisma com alguma coisa e não parar de encher o saco.
Para ele, até que eu acho um bom negócio. Olhando que é extremamente difícil ele ir para a Seleção ou para algum time de ponta ou até médio na Europa, penso que ir para a MLS acaba sendo bom para a carreira dele, sim. Ainda mais que ele já tem 30 anos. Com certeza, porém, respeito a sua opinião.
Já vai tarde, jogador fraco. Tem torcedor ai elogiando o esforço, mas com o futebol desse jogador “esforçado” o Santos é meio de tabela pra baixo, disputando pra não cair.
Jogador de série “b” ou de time pequeno.
Desejo boa sorte, mas longe do Santos.
Pra quem vai criticar, merece um time brigando pra não cair, muda de clube, vai torcer pro Vitória, onde dificilmente o Guilherme seria titular.
É que os jogadores de serie A que o santos contratou nao conseguiu fazer nem sombra no jogador de serie B né… e se nao fosse pelo “futebol desse jogador “esforçado” o Santos é meio de tabela” nem meio de tabela era ou voce acha que se seguraria com tiquinho , lautaro, bilal e caballero?
Ninguem aqui disse que o cara é craque, apenas que cumpriu MUITO BEM o seu papel mesmo com toda alarde de torcedor.
Ok, cumpriu o papel de ficar na série A, agora xau, é meio de tabela com esse tipo de jogador.
Não gostei dessa notícia. Temos que comprar jogadores bons e nunca vender o que ainda joga por amor.. Só quero ver achar outro tão bom como ele..
Boa sorte ao Guilherme.
Jogafor honesto,bom de grupo e mesmo com limitações fez muitos gols e distribuiu muitas assistências.
Foi importante na sua passagem pelo Santos e honrou a camisa.
28 Gols e 19 assistências são bons números dentro do que ele pode fazer.
Terminou o campeonato em alta e com certeza terá propostas de outros clubes.
Que o Santos faça um bom dinheiro mas não sem antes trazer alguém melhor.
Li os comentários acima de torcedores criticando o jogador…Respeito mas discordo.
Boa sorte ao Guilherme.
Jogador que foi muito util ao Santos.
Talvez os que criticam o Guilherme preferem Tiquinho Soares, Julio Furtch, Carabajal, Morelos,Patrik o Gordo entre outras porcarias trazidas a peso de ouro pelo Santos.
Concordo plenamente, amigo Fernando!
Fez o que pode. O fato é que hj em dia qqer jogador fica ofendido com criticas da torcida, o Amado foi além e só faltou chamar a mamãe pra sair do time. A julgar pelas capacidades limitadas, de pensar e de dar a cara a tapa, somadas ao excesso de charlatanismo, vulgarmente conhecido por religião, pode ir embora. Se o Santos quiser um time mais forte, vai ter que tirar din-din das cuecas cheias dos anciãos da diretoria e investir em empresário sanguessuga, Neymala pai mais precisamente. Bertolucci pelo jeito tá sendo passado pra trás.
Tomara que de certo!!!
Adeus perna de pau
Jogou bem a serie B , mas caiu no inicio da serie A. Jogador um pouco inconstante, alguns jogos passou uma imagem de desinteressado, o que fez a torcida cair no pé.
Não soube lidar com a pressão. A verdade é que o time estava muito mal, isso também ajudou. Creio que para ser titular na próximo ano, não é o jogador ideal. Melhor vender e trazer outro.
O problema maior do Santos foi que o SR. MT trouxe um monte de jogador médio, e o Santos passou o campeonato inteiro sem uma defesa confiavel.
Espero que para o ano que vem ele comece por arrumar a defesa.
Ótimo jogador. Provavelmente o melhor custo benefício do plantel. Porém temos uma torcida de idiotas e barulhentos, que se empolgam com este frangueiro do Brasão e critica um jogador que em 95 jogos marcou 28 gols e 19 assistência que se transformaram em gols. Porém também acho que o ciclo dele acabou. Obrigado e boa sorte Guilherme. Agora eu quero ver se livrar do Tiquinho, Thaciano, Rolheiser, Basso, Mayke, Brasão e outros cabeças de bagres
Se não fosse o Brazão, o Santos já estaria rebaixado pela segunda vez há meses!
Só espero que não tenhamos que dizer mais tarde a frase “ruim com ele, pior sem ele”. Porque tem jogador pior no mercado. Tomara que acertem na contratação de um bom substituto!
Boa sorte ao Guilherme. Atacante útil, que cumpre função tática. Em alguns momentos o jogador se perdeu e teve uma fase de pereba, principalmente depois que o Neymar o chamou de craque (o Guilherme, de forma irritante, ficava “ciscando”, sem nenhuma efetividade, e “matava” o ataque). Quando jogou de forma objetiva, fez o seu papel. Numa liga mais fraca deve ser bem sucedido.