Comentários machistas foram utilizados na live (Crédito: Reprodução)

Conselheiros do Santos entraram com um pedido de punição a um sócio do clube por declarações sobre o futebol feminino. Em uma transmissão ao vivo no Youtube do canal Blog Soul Santista, o sócio e ex-conselheiro Sérgio Ramos utilizou falas machistas e preconceituosas para diminuir o futebol feminino, além de sexualizar as atletas. Os 16 conselheiros pedem a punição ao sócio por quatro mandatos.

“Campo de futebol não é lugar de mocinha. Mocinhas no campo de futebol são aquelas que a gente enche de porrada e tira de lá, porque não têm que estar lá. Futebol feminino é um lixo. Não assisto uma porcaria dessa de jeito nenhum (…) eu sou incorreto. Eu teria futebol feminino no Santos porque é obrigado. Eu iria no Bahamas, pegaria um time no Bahamas, colocaria uniforme bem coladinho. E diria para não encostar na bola, poderiam apanhar de 50 a 0 todo jogo. E eu garanto que os torcedores de todos os times torceriam para meu time do Bahamas”, falou Sérgio ao vivo na transmissão.

Conheça o canal do Diário no Youtube! Clique aqui.
Siga o Diário do Peixe no Twitter e no Instagram!

Os outros participantes da Live não interrompem o convidado e ainda sorriram com a declaração. Ian Rocha, Fabiano Reis e Wagner Dias estavam na transmissão. Fabiano faz parte do atual Conselho do Santos. O Blog se posicionou nas redes sociais afirmando que a opinião do Sérgio Ramos não condiz com a do projeto.

As Sereias da Vila são referência no futebol feminino em âmbito nacional, o Santos é pioneiro na modalidade. Peixe é o maior Campeão Paulista com quatro títulos, Campeão da Copa do Brasil em 2008 e 2009, Campeão da Taça Libertadores da América em 2009 e 2010, além do Campeonato Brasileiro de 2017 entre outros títulos.

“Como mulher, como representante dos sócios e especialmente de todas as mulheres santistas, é meu dever agir afim de combater qualquer tipo de discriminação, violência e machismo contra a mulher, nossas atletas e futebol feminino. Estou como Conselheira no SFC, encaminhei um requerimento, assinado tb por outros Conselheiros, pedindo ao Celso Jatene, presidente do Conselho Deliberativo, que encaminhe ao Comitê de Gestão do Santos o caso para apuração e aplicação das penalidades cabíveis. Sérgio Ramos é ex Conselheiro e sócio do Santos FC. Suas falas ferem o Estatuto de nosso Clube quando o mesmo, na posição de associado descrimina o futebol feminino, além de sexualizar e objetificar nossas atletas e mulheres…. além de estimular a violência e machismo contra a mulher.”, disse Valéria Mendes, conselheira do Santos.

O caso já está em andamento e será apurado pela Divisão de Inquérito e Sindicância do departamento jurídico do Santos junto do Comitê de Gestão.

Leia o requerimento dos conselheiros:

No último dia 30 de janeiro de 2021, durante uma Live realizada pelo BLOG SOUL SANTISTA em seu Canal no YOUTUBE, o Sr Sérgio Ramos (SERGIO EDUARDO C DE OLIVEIRA RAMOS, SÓCIO INSCRITO SOB A MATRÍCULA 34612) fez uma fala de desrespeito, misoginia e machismo, proferida contra categoria de Futebol Feminino do SANTOS FC, onde faz comentários discriminatórios, além de sexualizar nossas atletas com vocabulário bastante chulo e vulgar.

Conforme o artigo 12, nas alínea (f) e (l) é dever do associado do Santos FC, respectivamente: respeitar os membros dos órgãos do Santos e seus funcionários no exercício de suas funções; zelar pelo bom nome dos Santos e a moralidade no quadro associativo. De acordo com as penalidades previstas no Artigo 13 – os associados que infringirem as disposições deste Estatuto e dos regulamentos e as ordens emanadas dos órgãos do Santos estarão sujeitos às seguintes penalidades:

(a) advertência verbal;
(b) censura escrita;
(c) suspensão;
(d) eliminação do quadro associativo; e
(e) perda do mandato e inelegibilidade.

Sendo assim, venho pedir ao Sr Presidente da Mesa, que encaminhe esta solicitação ao Comitê de Gestão para que, junto a Divisão de Inquérito e Sindicância do Departamento Jurídico do Santos FC, faça apuração dos fatos atribuídos e passíveis de punição ao sócio envolvido, como previsto nos artigos 14, 16 e 17 de nosso Estatuto. Certa de vossa atenção, agradeço e aguardo retorno”.

Assinaram o requerimento: Valéria Mendes, dos Santos, Rosangela Maria Bonano, Raissa Garcia Lopes, Sandra Helena Moreira Lima, Fábio Rosendo Pereira, Marcelo Gonzaga de Mello, David Jonatan Dias, Ronaldo Antonio Teixeira Galvanese, Eduardo RIbeiro Filetti, Gabriel Castro de Gouveia Roldão, Fabio Eduardo Gonçalves Sartori, Ernani Thiotsu Yara, Diego Oliveira Turato, Paulo Bellinassi, Jefferson Willian Moure Oliva e Rodrigo Neves Rodrigues Fernandes.

Veja o esclarecimento do Blog:

“Prezados(as) Santistas, no último sábado, algumas horas após aquela a derrota que sofremos na final da Libertadores, o Blog decidiu fazer uma live para repercutir o nosso vice-campeonato. A exemplo do que fizemos em diversas oportunidades, mais uma vez o blog deu espaço a um convidado, pois queremos democratizar o nosso canal do Youtube, dando espaço ao torcedor(a) santista.

Eis que alguns minutos após o início da live, o nosso convidado emitiu uma opinião bastante desrespeitosa e machista a respeito do futebol feminino, que não era o tema da live, e naquele momento nós falhamos em não ter entendido a gravidade daquelas palavras.

Como estávamos assimilando a tristeza pela derrota do nosso time de coração, com a nossa atenção dividida entre os comentários no chat, a nossa próxima fala na live, e o andamento da coisa, não percebemos o que havia sido falado. Tanto que fizemos um comentário na sequência, a respeito da falta de atenção que os organizadores do futebol demonstram ter pela modalidade feminina, e que na nossa opinião, deveriam fazer como no vôlei, que tem regras diferenciadas para homens e mulheres. Após isso a live prosseguiu sem nenhum comentário a esse respeito.

Ocorre que neste domingo começamos a ver uma grande repercussão a respeito dessa live e da fala desrespeitosa e preconceituosa dirigida às mulheres, e só após isso fomos assisti-la, e para a nosso espanto e indignação, as palavras estavam lá. Ditas de forma clara na nossa cara e não fizemos nada!

Retiramos do ar aquilo, e faremos uma nova live nesta segunda-feira, 01 de fevereiro de 2021 para prestar os devidos esclarecimentos. Lamentamos ter falhado como moderadores e como cidadãos, pois o preconceito deve ser combatido por todos nós, e o nosso time feminino merece o devido respeito e reconhecimento. Ao final de tudo isso, além do aprendizado que levaremos para nossas vidas, iremos repensar tudo que fizemos até agora com o blog e com o Youtube. Deixamos aqui nossas sinceras desculpas a todos que se sentiram ofendidos pela fala do nosso convidado e pela nossa omissão/desatenção.”