
Evelin Bonifácio já estreou pelo profissional das Sereias (Crédito: Reinaldo Campos/Santos FC)
Thais Picarte, coordendora das Sereias da Vila, revelou que o clube está renovando com a meia-atacante Evelin Bonifácio e falou em assédio desleal do mercado com o Santos. A jogadora é promessa das Sereinhas e acumula convocações pela Seleção Brasileira Sub-17 e Sub-20. Inclusive está com a Amarelinha para a disputa do Sul-Americano Sub-20 em fevereiro. O contrato atual dela é válido até o fim do ano.
“Estamos renovando com a Evelin que foi bem assediada por outros clubes no mercado de forma desleal. O futebol feminino já está passando por isso”, afirmou em coletiva nesta sexta-feira (30).
Evelin vai completar a maioridade em abril deste ano e já vinha atuando com o Sub-20 das Sereinhas. Ela ainda estreou com o time profissional no final do ano passado. Porém, a garota ainda tinha idade para atuar em uma categoria menor, mas o Santos atualmente só conta com a categoria Sub-20 e deve seguir assim neste ano.
“Hoje contamos com o Sub-20, mas a ideia é voltar com o Sub-17. Temos a lei de incentivo, estamos captando recursos, mas precisamos de cuidado e estrutura para essas meninas se desenvolverem. Tudo vai acontecer no tempo certo. Santos é um clube formador, atletas que brilhas em todos os lugares e o clube não ficava com elas. Hoje já são profissionalizadas aqui. Temos cuidado com a base, chegam preparadas e uma integração muito boa aqui no Santos. Estamos trabalhando para ampliar os talentos da base, principalmente da região e oportunizamos para elas”, completou.
No passado, o Peixe já contou com um Sub-15 e um Sub-17 para o feminino. Mas desde 2024, o Departamento de Futebol Feminino decidiu não ter mais o Sub-17 por falta de espaço no alojamento. Naquele mesmo ano, o clube criou de forma inédita a categoria Sub-15, mas encerrou ao fim da temporada. Por isso, desde o ano passado, apenas o Sub-20 segue ativo na base feminina. Desde quando a gestão de Marcelo Teixeira assumiu, a Thais Picarte, coordenadora da modalidade, trouxe as Sereinhas para a Baixada Santista.
Leia também: Sereias da Vila apresentam nove reforços para a temporada 2026
Antes, o Peixe tinha parceria com o projeto Meninas em Campo e as atletas treinaram na capital São Paulo. Com o objetivo de aproximar o trabalho, integrar e trazer identificação, o Alvinegro encerrou a parceria e trouxe toda a base feminina para a cidade de Santos. A categoria Sub-20 inclusive passou a estar mais perto do time principal e chegou a fazer tour na Vila Belmiro, conhecendo mais a história.
Porém, apenas o Sub-20 teve espaço no alojamento e não caberia um espaço para contar com jogadoras Sub-17. Já o Sub-15 não teve problemas neste sentido de capacidade estrutural. No caso das atletas do Sub-15, os próprios pais e responsáveis levavam as garotas aos treinos. No entanto, pensando em sequência para as jogadoras, como não tem o Sub-17, elas teriam que ‘pular’ direto para o Sub-20 e não teriam o melhor desenvolvimento.
Com isso, o Alvinegro decidiu manter apenas o Sub-20 e futuramente, com mais espaço estrutural e talvez com novidades em relação à CT, podendo retornar o Sub-15 e o Sub-17. No ano passado, quase saiu uma parceria entre o Santos e a Prefeitura do Guarujá para o futebol feminino utilizar o espaço visando alojamento para as categorias e até para o principal das Sereias mandarem jogos no Estádio Antônio Fernandes, mas por necessidade de obras, não avançou.
Deixar um comentário