
Neymar foi provocado pela torcida do CRB (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)
O CRB buscou recurso no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e conseguiu diminuir multa por cantos homofóbicos contra o Neymar em jogo contra o Santos na Copa do Brasil de 2025. O julgamento aconteceu pela 3ª Comissão Disciplinar da entidade nesta quinta-feira (12). Os incidentes aconteceram no jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, no Rei Pelé, no dia 22 de maio.
A partida ficou empatada sem gols e a decisão foi para os pênaltis em que o time de Maceió classificou por 5 a 4. Ainda no ano passado, a mesma 3ª Comissão Disciplinar da entidade havia multado em R$ 60 mil por cantos homofóbicos direcionados ao meia-atacante Neymar Jr (RELEMBRE AQUI) e ainda uma denúncia de invasão de campo, mas foi absolvido pela identificação do torcedor, que foi algemado ainda no gramado.
Porém, o advogado do time de Alagoas, Osvaldo Sestário justificou o pedido da redução no valor da multa.
“O recurso visa tão somente uma adequação da pena em sua dosimetria. O CRB faz campanhas contra todos os tipos de preconceito como fatores relevantes para redução da pena. A gente traz também um precedente do processo 182/2025 onde foi dado provimento ao recurso para reduzir a pena. A defesa vem pedir que seja revista a pena e aplicado valor num patamar condizente a Série B”, afirmou ao GE.
Ramon Abatti Abel, árbitro do jogo, relatou o ocorrido na súmula. Leia abaixo:
“Informo que após o término da partida um torcedor da equipe mandante invadiu o campo de jogo, sendo contido pelos policiais. Informo que durante a comemoração da torcida da equipe mandante apos o final da partida, enquanto a equipe de arbitragem se direcionava ao vestiário saindo do campo de jogo, foi escutado um canto homofobico da torcida em coro com os seguintes dizeres: neymar seu viadinho, o crb vai comer o seu cuzinho”, relatou a arbitragem.
Leia também: Santos ‘perde’ venda e terá Enzo Boer de volta ao elenco do Santos
Neymar chegou a fazer gestos para a torcida do CRB ’subir o tom da provocação’ antes de descer para o vestiário após o aquecimento, antes do jogo. Depois ainda fez gesto de ‘silêncio’ para o público. Destaque do Alvinegro, ele entrou ainda na reta final do jogo e deu passes que quase terminaram em gol ao time santista. Ele também converteu o primeiro pênalti.
Em Maceió, o camisa 10 do Santos recebeu apoio e carinho dos santistas nas entradas e saídas do hotel em que estava hospedado o elenco. Do outro lado, a torcida local esgotou os ingressos para o confronto e alguns torcedores chegaram a soltar bombas na madrugada do jogo com a tentativa de evitar o descanso dos santistas.
Deixar um comentário